Após uma semana com problemas de abastecimento, moradores protestam contra falta d'água em Salto
03/01/2026
(Foto: Reprodução) Moradores protestam contra falta de água em Salto
Os moradores de Salto (SP) se reuniram neste sábado (3) em frente ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para protestar contra a falta de abastecimento de água que estão enfrentando desde o dia 27 de dezembro.
Os manifestantes utilizaram cartazes, panelas, apitos e megafone, pedindo a atenção da prefeitura. A população afirma que a água está chegando com fluxo baixo, mesmo com o rodízio. A manifestação foi pacífica.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Para tentar amenizar a falta d'água, a prefeitura iniciou um rodízio para minimizar os prejuízos causados pela crise hídrica, disponibilizando água por 24 horas e interrompendo o serviço por mais 24 horas. No entanto, a ação deveria ter sido encerrada no dia 31 de dezembro.
Moradores de Salto (SP) se reúnem em frente ao Saae para protestar contra falta de água
TV TEM/Reprodução
No mesmo dia, a prefeitura decretou estado de emergência devido às dificuldades no abastecimento de água da cidade. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do município. Durante a reunião, o prefeito anunciou a contratação imediata de reforço na distribuição de água por meio de 15 caminhões-pipa.
O sistema de abastecimento de água foi afetado devido às altas temperaturas que atingiram a região, somadas ao baixo nível dos reservatórios que abastecem a cidade. O decreto, segundo a prefeitura, permitiria que o município agilize decisões administrativas e adote ações emergenciais para ampliar a capacidade de resposta do poder público diante da crise hídrica.
A prefeitura também informou que equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) se reuniram com vereadores para apresentar planos de ação para enfrentar a crise.
Moradores de Salto (SP) enfrentam problemas de abastecimento de água desde o dia 27 de dezembro
TV TEM/Reprodução
Parte dos veículos contratados pela prefeitura seria destinada ao atendimento de residências, enquanto o restante atuaria no abastecimento dos reservatórios da cidade, para ampliar a capacidade do sistema.
Como ação estrutural imediata, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedra Branca, por meio de contêineres, também vai iniciar parte de suas operações no começo do ano, passando a captar água do Córrego Conceição.
A TV TEM solicitou uma nova nota para a companhia, mas até a última atualização desta reportagem, não havia obtido retorno.
Moradores protestam contra falta de água em Salto (SP)'
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM