Ataque a tiros deixa mortos e feridos na África do Sul
21/12/2025
(Foto: Reprodução) A polícia da África do Sul informou no X que iniciou as buscas pelos suspeitos de um ataque a tiros que deixou nove mortos e dez feridos na madrugada de domingo (21), em Bekkersdal. Segundo a corporação, cerca de 12 homens em uma kombi branca e um carro prata abriram fogo contra clientes de um bar na região de Tambo e fugiram em seguida.
Reprodução/Redes sociais
Homens armados não identificados mataram pelo menos nove pessoas e deixaram outras dez feridas em um ataque a tiros nos subúrbios de Joanesburgo, na África do Sul, neste domingo. Inicialmente, foram anunciadas dez mortes no ataque, mas o número foi revisado posteriormente pela polícia.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O caso ocorreu no bairro de Bekkersdal, a cerca de 30 km do centro de Joanesburgo. Ainda não se sabe o que motivou o ataque, informou a polícia, segundo relatos da mídia local.
Nas redes sociais, a polícia informou que o ataque aconteceu pouco antes da 1h de domingo (20h de sábado, no horário de Brasília), em uma área conhecida como Tambo.
Segundo a postagem, cerca de 12 suspeitos, que estavam em uma kombi branca e um carro sedan prata, abriram fogo de forma aleatória contra frequentadores de um bar e continuaram atirando durante a fuga. A corporação afirmou ainda que o estabelecimento tinha licença para funcionar.
Um representante da polícia informou à emissora sul-africana SABC que uma das vítimas era motorista de aplicativo de transporte que estava do lado de fora do estabelecimento.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Tiroteio reforça histórico de violência em bares
No início de dezembro, outro ataque a tiros foi registrado na África do Sul. Um tiroteio em um bar clandestino de um albergue nos arredores de Pretória, capital administrativa do país, deixou pelo menos 11 mortos, incluindo três crianças, na madrugada de sábado (6). Outras pessoas ficaram feridas, segundo a polícia.
Antes disso, em 2022, um ataque armado em um bar no distrito do Soweto, em Joanesburgo, deixou 16 mortos em 10 de julho. No mesmo dia, quatro pessoas morreram em um tiroteio em massa em um bar de outra província, reportou a Associated Press.
Tiroteio em bar clandestino deixa 11 mortos na África do Sul