'Baralho Lilás': Governo da Bahia lança catálogo com foragidos por violência contra a mulher
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Governo da Bahia lança catálogo com foragidos por violência contra a mulher
Alberto Maraux/SSP
O Governo da Bahia lançou nesta sexta-feira (12), o Baralho Lilás, ferramenta inédita no Brasil instituída para fortalecimento do combate à violência contra a mulher.
A solenidade, realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, em Salvador, contou com as participações do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários da Segurança Pública (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM), Marcelo Werner e Neusa Cadore, respectivamente.
Segundo o governo, o Baralho Lilás exibirá 16 procurados por crimes praticados na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As cartas com os criminosos ficarão expostas na internet. A população pode auxiliar a polícia na localização dos foragidos da Justiça através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).
“Ampliamos a rede de combate à violência de gênero com a transformação da Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar no Batalhão de Proteção à Mulher (aumento do efetivo e dos recursos) e também com a criação do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) no âmbito da Polícia Civil”, lembrou Werner.
O secretário afirmou ainda que em cerca de três anos, 20 Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs e NEAMs), além de Salas Lilás foram inaugurados, visando maior acolhimento às vítimas.
LEIA TAMBÉM:
Homem é preso após matar mulher a facadas dentro da casa dele no sul da Bahia
Mulher é encontrada morta em apartamento de PM na Bahia; homem é ex-namorado da vítima e suspeito do crime
Professora é vítima de feminicídio dentro da própria casa na Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e da TV Bahia