Biologia no Enem 2025: saiba como temas do cotidiano aparecem nas questões
Biologia no Enem: temas do dia a dia que aparecem na prova
No 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (16), os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza (biologia, física e química) e Matemática, somando 90 questões.
O Enem é conhecido pelas questões interpretativas, interdisciplinares e contextualizadas – esta última característica é uma "marca registrada" da prova de Ciências da Natureza.
Os itens partem de situações do cotidiano, próximas do candidato, para avaliar a aplicação de conceitos. Isso é nítido sobretudo em biologia, afinal, a disciplina trata diretamente da vida e saúde humana.
🧬 Veja temas de Ciências da Natureza mais cobrados no Enem
📲 Siga o canal do g1 Enem no WhatsApp
"A biologia do Enem é a biologia do cotidiano: aborda epidemias, vacinas, alimentação, saneamento, poluição, genética, biotecnologia, fisiologia humana e impactos ambientais", destaca o professor Daniel Marconato, da Escola SEB Lafaiete.
O exame valoriza o estudante capaz de entender o mundo à sua volta. E isso vai além da clássica "decoreba" de conteúdos. É preciso saber interpretar um surto de determinada doença, entender uma campanha de vacinação, analisar um hábito alimentar ou refletir sobre impactos ambientais.
Nas questões de biologia, "cenários típicos incluem campanhas de vacinação, rótulos de alimentos, surtos epidemiológicos (como a dengue), descarte de lixo, mudanças climáticas, hábitos de sono e até rotina de exercícios físicos", lista o professor.
Tópicos relacionados a meio ambiente, que já apareceram nas questões de geografia do 1º dia de Enem, caem todo ano na prova de Ciências da Natureza. Podem, inclusive, pautar exercícios interdisciplinares, unindo a biologia à física e à química.
Como meio ambiente pode aparecer em biologia e química no Enem?
Saúde humana é outra campeã de cobrança. O aluno precisa saber as causas das principais doenças infecciosas, bem como formas de transmissão, prevenção e a ciência por trás das vacinas.
➡️ Na hora da revisão, os professores destacam:
Parasitoses: protozooses, como malária e leishmaniose, e verminoses, como esquistossomose, amarelão;
Viroses: gripe, dengue, zika, chikungunya, covid-19, febre amarela, sarampo, hepatites virais e HPV;
Doenças bacterianas, como tuberculose e meningite.
Temas atuais
"A prova não se restringe a conteúdos históricos. A genética, por exemplo, é um tema presente, porém com foco em suas aplicações contemporâneas e nas novas tecnologias, distanciando-se da genética mendeliana clássica", analisa Evandro Ribeiro, coordenador e professor de Ciências da Natureza do Bernoulli.
Ribeiro faz um alerta: novas doenças, avanços genéticos e desastres ambientais são, sim, possibilidades a serem consideradas, mas o Enem não costuma privilegiar temas exclusivamente momentâneos.
"Em relação à fisiologia, por exemplo, temas como alimentação e dietas podem ser abordados, com destaque para a ingestão de proteínas. A aplicação de medicamentos recentes, como as canetas para tratamento de obesidade, também pode ser um tópico de discussão, considerando seu uso para diabetes e perda de peso", ressalta o professor.
💉 Segundo Rafael Cafezeiro, professor de Biologia da Plataforma AZ, atualidades relacionadas à biotecnologia são sempre esperadas no exame – especialmente questões sobre vacinas de RNA mensageiro e o exame RT-PCR, que diagnostica a covid-19, por exemplo.
Também podem virar tema de Enem "discussões sobre novas variantes virais e vigilância epidemiológica, resistência bacteriana a antibióticos, mudanças climáticas e avanços em genética, como edição gênica, e a bioética associada a essas tecnologias", elenca Marconato.
Vacina contra a Covid-19
Gilson Abreu/AEN
7 exemplos de questões das últimas edições do Enem
Daniel Marconato lembra que, em exames recentes, o Enem explorou bastante a interface entre ciência e sociedade nas questões. Apareceram, por exemplo, exercícios sobre:
covid-19 e imunização, exigindo interpretação sobre vacinas, variantes e resposta imune;
dengue e controle do Aedes aegypti, relacionando ecologia urbana e saúde pública;
resistência bacteriana a antibióticos, conectando uso inadequado de medicamentos ao conceito evolutivo de seleção natural;
e impactos ambientais, como desequilíbrios ecológicos associados a ações humanas.
Para testar seus conhecimentos, confira a seguir questões de últimas edições do Enem que mostram a biologia do dia a dia:
ENEM 2024 - Biotecnologia
Enem 2024 - questão sobre biotecnologia
Reprodução/Inep
Enem 2024: correção da questão sobre desenvolvimento da biotecnologia e clonagem
Resposta correta: alternativa A
ENEM 2024 - Doenças transmitidas por mosquitos/ecologia
Enem 2024 - doenças transmitidas por mosquito
Reprodução/Inep
Resposta correta: alternativa D
ENEM 2024 - Ecologia
Enem 2024 - questão sobre sistemas agroflorestrais
Reprodução/Inep
Enem 2024: correção da questão de Biologia sobre sistemas agroflorestais
Resposta correta: alternativa B
ENEM 2023 - Vacinas de RNA mensageiro/covid-19
Enem 2023 - questão sobre vacina de RNAm
Reprodução/Inep
Enem 2023: correção da questão de Biologia sobre vacina da Covid-19
Resposta correta: alternativa C
ENEM 2023 - Cozimento de feijão e doenças
Enem 2023 - questão sobre cozimento de feijão e doenças
Reprodução/Inep
Enem 2023: correção da questão de Biologia sobre ‘cozinhar feijão’
Resposta correta: alternativa B
ENEM 2022 - Terapia gênica
Enem 2022 - questão sobre terapia gênica
Reprodução/Inep
Resposta correta: alternativa E
ENEM 2021 - Exame de reflexo patelar
Enem 2021 - questão sobre exame de reflexo patelar
Reprodução/Inep
Enem 2021: veja a correção da questão sobre "Estímulo da patela, articulação do joelho, pelo sistema nervoso"
Resposta correta: alternativa BFONTE: https://g1.globo.com/educacao/enem/2025/noticia/2025/11/15/biologia-no-enem-2025-saiba-como-temas-do-cotidiano-aparecem-nas-questoes.ghtml