Bombeiros encontram corpo de homem que desapareceu após enxurrada na Zona Sul de SP; buscas pela esposa continuam
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra carro com casal sendo levado pela enxurrada
O corpo de Marcos da Mata Ribeiro, de 68 anos, que desapareceu com a esposa após o carro ser levado pela enxurrada na Zona Sul de SP, foi encontrado na manhã deste sábado (17) durante buscas feitas pelos bombeiros.
Conforme a corporação, Marcos foi achado sem vida no Rio Pinheiros por volta das 9h. O corpo estava a cerca de 1 quilômetro do local em que ele e a esposa, Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, foram vistos pela última vez.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A família do idoso foi informada do encontro e reconheceu o corpo. Agora, os trabalhos de buscas continuam por Maria.
Ainda segundo os bombeiros, os socorristas estão percorrendo as galerias pluviais da região. A área de buscas se estende até o Rio Pinheiros, também na Zona Sul.
Bombeiro desce para percorrer galerias em busca de sinais do casal desaparecido
Abraão Cruz/TV Globo
Marcos e Maria Deusdete da Mata Ribeiro voltavam para casa, quando ficaram presos no carro após enxurrada causada pela forte chuva que atingiu a capital paulista
Um vídeo enviado para a TV Globo mostra o momento em que o carro do casal foi levado por uma enxurrada na altura do nº 385 da Avenida Carlos Caldeira Filho.
Nas imagens, é possível ver o veículo branco já quase submerso. Uma das portas do banco de passageiros estava aberta e é possível ver Maria Deusdete na beirada (assista acima).
Pessoas que viram a situação começaram a gritar por socorro e pediram que a mulher saísse do carro. Na sequência, o veículo desaparece na água (assista acima).
Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, 68 anos, estão desaparecidos após carro ser levado por enxurrada em SP
Arquivo Pessoal
Bombeiros retiram o corpo de Marcos da Mata do Rio Pinheiros, na capital paulista
Abraão Cruz/TV Globo
Chuva na capital
A chuva que atingiu São Paulo e o ABC Paulista deixou ruas alagadas e também transbordamento de córregos. A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h10. O término ocorreu 19h10.
Um vídeo enviado para a TV Globo mostra carros sendo levados pela enxurrada na Rua Elias Maas, no Capão Redondo (veja abaixo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem teria entrado na correnteza para tentar auxiliar pessoas em um veículo quase totalmente submerso e não teria retornado.
A Polícia Militar informou, via Cobom, que a vítima não foi localizada. Com isso, serão analisadas as condições e se as buscas continuarão.
Carros são arrastados por enxurrada em Capão Redondo, SP
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que, das 7h às 18h30, a Defesa Civil atendeu 19 ocorrências de queda de árvore, sendo uma na Zona Leste, oito na Zona Norte, seis na Zona Sul e quatro na região Centro-Oeste.
"No mesmo período foram 13 ocorrências de desabamento, cinco na Zona Leste, um na Zona Norte, cinco na Zona Sul e duas na região Centro-Oeste, além de um chamado para deslizamento, na Zona Sul", informou a pasta.
O que fazer se seu carro for arrastado pela enxurrada ou ficar submerso na água durante uma tempestade
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou, às 17h, sete semáforos apagados por falhas nos equipamentos, três por falta de energia e dez em amarelo piscante. O índice de lentidão, no horário, foi de 537 km.
Vídeo mostra carro com casal sendo levado por enxurrada momentos antes de desaparecer na Zona Sul de SP
Arquivo Pessoal
Região Metropolitana
Cidades do ABC Paulista também foram fortemente atingidas pela chuva desta sexta. A cidade de Santo André registrou grandes alagamentos , como no bairro Jardim Santo Alberto (veja vídeo abaixo).
A Defesa Civil de Mauá informa que, até as 17h30, a cidade registrou um volume médio de chuvas de quase 60 mm. O maior índice foi registrado no Jardim Paranavaí, com 78,65 mm, seguido da Vila Magini e do Parque das Américas, com 50,58 mm.
Casa alaga em Santo André, no ABC Paulista
Ainda conforme a Defesa Civil, a cidade apresentava pontos de alagamento em processo de normalização nos bairros Jardim Zaíra, Capuava e Vila Vitória.
"As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos seguem trabalhando na limpeza e na normalização das áreas afetadas. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana atuam para auxiliar o tráfego", disse o órgão.
Maiores acumulados em 24 horas no estado de SP:
Águas Da Prata: 39mm
Amparo: 68mm
Arujá: 32mm
Artur Nogueira: 30mm
Barueri: 51mm
Carapicuíba: 48mm
Cotia: 30mm
Diadema: 53mm
Embu-guaçu: 55mm
Ferraz De Vasconcelos: 58mm
Franca: 31mm
Francisco Morato: 34mm
Franco Da Rocha: 38mm
Indaiatuba: 35mm
Itapecerica Da Serra: 75mm
Itapevi: 59mm
Itapira: 31mm
Jaguariúna: 36mm
Jales: 51mm
Jandira: 37mm
Jaú: 44mm
Jundiaí: 48mm
Mauá: 77mm
Nazaré Paulista: 35mm
Pedreira: 32mm
Piracaia: 32mm
Ribeirão Pires: 74mm
Santana De Parnaíba: 34mm
Santo André: 92mm
São Bernardo Do Campo: 56mm
São Caetano Do Sul: 61mm
São Lourenço Da Serra: 48mm
São Paulo: 78mm
São Pedro: 36mm
Taboão Da Serra: 31mm
Tuiuti: 34mm
Via Dutra sentido São Paulo, pista local, na Vila Maria
William Santos/TV Globo
Chuva na Berrini nesta sexta-feira (16)
Letícia Dauer/g1
Casal desaparece após carro ser levado por enxurrada na Zona Sul de SP
Arte/g1