Câncer de tireoide: Everton Ribeiro jogou futebol até um dia antes da cirurgia
A luta de Everton Ribeiro contra o câncer
O meio-campista Everton Ribeiro, capitão do Bahia, revelou neste domingo (13) que passou por uma cirurgia para retirada de um câncer na tireoide. O procedimento foi realizado na última segunda-feira (7), em São Paulo, e, segundo o boletim médico, não há necessidade de tratamento complementar. O jogador, de 36 anos, surpreendeu ao contar que seguiu atuando normalmente até um dia antes da operação.
Em entrevista ao Fantástico, Everton e sua família compartilharam os momentos de tensão e superação desde a descoberta da doença. O diagnóstico veio após exames de rotina realizados no retorno das férias do elenco do Bahia, em 28 de junho.
“Não sentia nada. Foi exame de rotina, pequenas variações nos hormônios que os médicos estavam atentos”, contou o jogador.
A investigação começou com alterações no exame de sangue, seguidas por um ultrassom e uma biópsia aspirativa da tireoide. O resultado confirmou um câncer papilífero, tipo mais comum e de evolução geralmente lenta. “É um tumor que tem alta probabilidade de cura”, explicou o médico responsável.
A notícia abalou a família.
“Foi um choque. Ele ligou e eu esperava ouvir que estava tudo bem. Mas ele disse: ‘Linda, infelizmente é maligno’”, relatou Marília, esposa do jogador.
“Fui para o quarto e chorei sozinho”, completou Everton.
Mesmo diante do diagnóstico, o atleta optou por manter o sigilo e seguir com sua rotina no clube. Apenas Marília e um pequeno grupo de profissionais do Bahia sabiam da situação.
“Não era uma cirurgia tão urgente, mas também não poderia ser adiada por muito tempo”, explicou.
A tireoidectomia — remoção completa da glândula — foi realizada com sucesso. Everton agora depende de reposição hormonal por meio de comprimidos.
“Tem uma nova tireoide que o doutor falou, que é em comprimido, e vai ser para a vida toda”, disse.
A revelação pública da doença veio após a cirurgia, e o apoio de fãs, colegas e profissionais do futebol foi imediato.
“Acordar e ver o carinho de tantas pessoas foi muito gratificante”, afirmou o jogador.
Everton ficará afastado por pelo menos duas semanas, em um momento decisivo do Campeonato Brasileiro. A volta aos treinos será feita com cautela.
“É uma cirurgia no pescoço, então tem que tomar cuidado. Meu esporte é de muito contato”, explicou.
Apesar do susto, Everton e sua família celebram a superação.
“Não foi fácil lidar com essa informação, mas isso aumentou a nossa parceria. Hoje podemos dizer que vencemos”, disse Marília.
“Agora é curtir a família e seguir com fé e coragem para enfrentar o que vier pela frente”, completou o jogador.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/10/14/cancer-de-tireoide-everton-ribeiro-jogou-futebol-ate-um-dia-antes-da-cirurgia.ghtml