Carnaval 2026: onde assistir aos desfiles das escolas de samba
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Desfile da Viradouro na Sapucaí, no Rio de Janeiro
Stephanie Rodrigues/g1
A transmissão do Carnaval 2026 na Globo começa nesta sexta-feira (13) e vai até a terça-feira (17), com os desfiles do Grupo Especial de São Paulo e do Rio de Janeiro ao vivo. Confira abaixo onde e como assistir.
📍 Carnaval em São Paulo
A transmissão acontece na sexta (13) e no sábado (14), direto do Sambódromo do Anhembi, após o Big Brother Brasil.
O comando será de Valeria Almeida e Everaldo Marques, com participação de Milton Cunha, Judson Sales e Aílton Graça.
Entre as novidades, Judson Sales comentará direto da Avenida. Aílton Graça comandará o “Consulado do Aílton”, na concentração. O “POV do Mestre” mostrará imagens sob o ponto de vista dos mestres de bateria. Milton Cunha estará na dispersão, na Embaixada Globeleza, para mostrar as propostas de cada carnavalesco, os conceitos apresentados e as leituras possíveis dos desfiles.
“Esse ano, a proposta é deixar o público ainda mais perto da festa para que ele possa sentir como se estivesse dentro do desfile. Vamos ocupar com nossos especialistas e repórteres toda a pista. Judson vai para o chão mostrar os detalhes e compartilhar todo o seu conhecimento sobre a festa. Ailton e Milton seguirão reinando em seus postos. E pensando nas configurações de transmissão desse ano, decidimos levar Valéria e Everaldo a um estúdio especial e garantir a melhor experiência possível ao público com o apoio de muita tecnologia e novos recursos. Nossos âncoras vão distribuir o jogo com todos os especialistas que estarão na pista” explica Joana Thimoteo, Diretora de Gênero de Música e Eventos da Globo.
📍 Carnaval no Rio de Janeiro
A festa na Marquês de Sapucaí será exibida ao vivo no domingo (15), logo após o Fantástico. Na segunda (16) e na terça (17), após o Big Brother Brasil.
A apresentação será de Alex Escobar, Karine Alves e Mariana Gross, com análises de Milton Cunha e comentários de Pretinho da Serrinha.
Pretinho também é parte das novidades neste ano. Ele estará dentro das baterias com câmera especial. Pela primeira vez, a Globo mostrará a comunicação interna das escolas durante o desfile, no quadro “Frequência do Samba”. A transmissão também explicará mudanças técnicas na Sapucaí, como o novo sistema de som e a nova disposição dos jurados.
"Ao abrir também a comunicação interna das escolas, mostramos o Carnaval em sua dimensão mais humana, estratégica e coletiva, revelando decisões, tensões e escolhas que acontecem em tempo real. É uma cobertura que respeita a tradição, mas que também se reinventa para oferecer uma experiência cada vez mais imersiva, informativa e emocionante, à altura da potência cultural do Carnaval do Rio”, afirma a Diretora de Gênero de Música e Eventos da Globo, Joana Thimoteo.
🏆 Apuração
A apuração das notas em São Paulo acontece na terça-feira (17), a partir das 16h, com José Roberto Burnier e Mariana Aldano.
No Rio de Janeiro, a leitura das notas será na Quarta-feira de Cinzas (18), com Mariana Gross e Milton Cunha.
📲 g1
O g1 acompanha a cobertura do carnaval com notícias em tempo real, vídeos e atualizações sobre os desfiles e a apuração. Além disso, também transmitirá ao vivo os desfiles das escolas de samba, permitindo que o público acompanhe tudo online.
🖥️ Globoplay
O público também poderá acompanhar a programação pelo Globoplay.
A plataforma transmitirá todos os desfiles exibidos na TV Globo, além da abertura do carnaval do Recife (12 de fevereiro), do Galo da Madrugada (14 de fevereiro) e do carnaval de Manaus (20 de fevereiro).
Parte da programação terá sinal aberto para não assinantes.
🎉 Multishow
No dia 21 de fevereiro, o Multishow transmite ao vivo o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, a partir das 21h30.
O show de abertura também será exibido na TV Globo.
Carnaval 2026: saiba se é feriado, dia normal ou ponto facultativo na sua capital