Cirurgia inédita em Sergipe reconstrói mamas de paciente sem utilização de silicone
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Reconstrução de mamas naturais inédita em Sergipe
HC
Uma cirurgia inédita em Sergipe reconstruiu as mamas de uma paciente de forma natural no Hospital de Cirurgia (HC), em Aracaju. A técnica utiliza o músculo e a gordura do próprio corpo da paciente, sem a necessidade de próteses artificiais de silicone. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17).
Chamado de ‘Mini Flap de Músculo Grande Dorsal Lipoenxertado’, o procedimento foi realizado na última sexta-feira. A abordagem cirúrgica combina um retalho do músculo grande dorsal (retirado das costas) com gordura obtida de outra região do corpo da paciente, permitindo a reconstrução total da mama com baixo índice de complicações e rápida recuperação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Durante a operação, a equipe contou com o sistema portátil de imagem SPY-PHI, que avalia em tempo real o fluxo sanguíneo e a perfusão dos tecidos e oferece mais precisão e segurança.
A paciente se chama Maria Quitéria da Silva Santos, que fez o tratamento do câncer de mama há 13 anos, precisou retirar as duas mamas e ficou muitos anos sem próteses. Ela também fez o tratamento, quimioterapia e radioterapia no HC.
Mais notícias sobre saúde em SE
Procedimento inédito em Sergipe é realizado no Hospital de Cirurgia