Com eleição de Kast no Chile, 6 países da América Latina são governados pela direita e 6 pela esquerda
15/12/2025
(Foto: Reprodução) América Latina tem 6 países governados pela direita e 6 pela esquerda
O presidente eleito do Chile José Antonio Kast, se encontrou nesta segunda-feira (15) com o atual presidente, Gabriel Boric, para iniciar a transição de governo.
Menos de duas horas depois que as urnas foram fechadas, o resultado estava definido. A candidata governista Jeannete Jara já havia ligado ao candidato vencedor e o presidente já havia feito uma ligação transmitida ao vivo com o presidente eleito.
A velocidade continuou na manhã desta segunda-feira (15). Quinze horas depois de confirmada a vitória, o presidente eleito José Antonio Kast chegou ao Palácio La Moneda, sede do governo chileno. Ele teve uma reunião com o atual presidente, Gabriel Boric, para começar o trabalho de transição, que vai durar três meses até a posse em março.
Ao sair do encontro, Kast disse que conversou com Boric sobre os detalhes mais difíceis do governo e sobre questões institucionais. Ressaltou o clima de cooperação e disse que quer transformar o que ele chama de “governo de emergência”, que fará no começo do mandato, em um governo de unidade. Boric disse que governos mudam, mas o Estado, as instituições e a democracia continuam, que defende princípios e valores diferentes de Kast, mas que o Chile os une. Desde 2006, esquerda e de direita se alternam, de maneira ininterrupta na presidência chilena.
Depois de uma eleição polarizada, o governo parecia se esforçar em demonstrar que acredita no que a candidata derrotada disse ainda na noite de domingo (14), que é na derrota que a convicção democrática precisa ser mais firme. E à tarde, o governo chileno rebateu críticas ao futuro presidente. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez uma série de publicações onde relembrava o apoio aberto que Kast já deu à ditadura de Augusto Pinochet, uma das mais sangrentas da América Latina. Petro escreveu:
"É triste que Pinochet tenha tido de se impor à força, mas mais triste ainda é que hoje os povos escolham o seu Pinochet: eleitos ou não, são filhos de Hitler, e Hitler mata os povos”.
Pouco depois, o governo de Gabriel Boric que reclamou. O chanceler chileno enviou uma nota de repúdio ao embaixador colombiano, classificando como inaceitáveis as falas de Petro.
A América do Sul está agora dividida ideologicamente. Com a eleição de Kast, seis países são governados pela direita e seis pela esquerda.
Com eleição de Kast no Chile, 6 países da América Latina são governados pela direita e 6 pela esquerda
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Esquerda x direita: veja como está o mapa da América do Sul após a eleição presidencial no Chile
Sandra Cohen: Kast adota o tom conciliador e reduz expectativas sobre mudanças radicais no Chile
Em 1º discurso, Kast diz que será presidente de todos os chilenos e pede ajuda da oposição para combater o crime organizado