Defesa Civil de Itaperuna abre inscrições para voluntários
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Primeira turma de voluntários em Itaperuna
Divulgação
A Defesa Civil de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, está com inscrições abertas para novos voluntários que desejam colaborar nas ações desenvolvidas pelo órgão, especialmente em períodos de emergência climáticas e acolhimento em abrigos públicos.
Podem se inscrever profissionais da área da saúde, educadores físicos e moradores interessados em contribuir em diferentes frentes, como cozinha, serviços gerais e atendimento direto à população.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Atuação voluntária fortalece resposta a emergências
De acordo com o secretário da pasta, Daniel Bernardo, o trabalho voluntário é fundamental para ampliar a capacidade de resposta da Defesa Civil em situações de risco, garantindo mais agilidade, organização e cuidado com as pessoas atendidas.
"Os voluntários recebem orientações e capacitação para atuar de forma segura e eficiente, conforme as necessidades identificadas em cada ocorrência", disse ao g1 o tenente Daniel.
Capacitação e planejamento são prioridades para reduzir riscos e proteger a população
A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou recentemente uma ação com agentes voluntários do Núcleo de Defesa Civil do distrito de Raposo.
Durante o encontro, foram alinhadas as principais estratégias de preparação para possíveis desastres, com destaque para a identificação e qualificação de logradouros que podem ser afetados por eventos adversos. A iniciativa visa fortalecer o planejamento e melhorar a resposta em situações de emergência.
Voluntários recebem curso de primeiros socorros
Na mesma ocasião, foi concluída a etapa final do curso básico de primeiros socorros, ampliando a capacitação dos voluntários para atuar de forma rápida, segura e eficiente no atendimento inicial à população.
De acordo com a Defesa Civil, ações preventivas e de qualificação contínua são essenciais para a gestão de desastres e para a proteção de vidas no município