Deu fome antes da ceia? Confira receitas de petiscos fáceis e saborosos para o Ano Novo
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Petiscos de Ano Novo
RPC
O Ano Novo é momento de reunir amigos e família, celebrar conquistas e se preparar para novos desafios. Além da ceia, os petiscos ajudam a animar a festa e são opção para quem não quer esperar até o prato principal.
O g1 selecionou receitas práticas e saborosas para a virada, como bolinho de bacalhau, ceviche, bruschetta e camarão empanado com catupiry. Além dessas opções, você pode conferir outras no glossário de receitas de A a Z, todas testadas pela equipe do Culinária #013.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
😋 Bora conferir as opções deliciosas que o g1 separou para a virada?
Bolinho de bacalhau
Bar Goiás, em Santos, famoso pelo bolinho de bacalhau
Mariane Rossi/g1
O bolinho é crocante, bem sequinho e com um recheio de bacalhau. O segredo da receita, ensinada por Fernando Rodriguez, é o equilíbrio perfeito entre a quantidade de batata e de peixe. Segundo Fernando, o tempero faz a diferença.
Receita
A receita rende cerca de 100 bolinhos pequenos
Ingredientes
2 kg de bacalhau (Gadus Morhua Porto Imperial)
1,5 kg batata asterix
6 cebolas grandes
4 xícaras (chá) de farinha de rosca
3 xícaras (chá) de salsinha picada
Óleo de algodão
Sal, azeite e pimenta a gosto
Modo de preparo
Descasque as batatas, corte a cebola em cubos pequenos e pique a salsinha. Cozinho o bacalhau já limpo. Em seguida, utilize a mesma água para cozinhar as batatas. Quando já estiverem macias, retire as batatas da panela e amasse bem. Desfie o bacalhau em um recipiente separado. Junte todos os ingredientes e faça o formato dos bolinhos, com a ajuda das mãos ou de duas colheres. Frite os bolinhos de bacalhau em uma panela com óleo quente até dourar. Mais dicas podem ser conferidas aqui.
Ceviche
Ceviche tradicional
Mariane Rossi/G1
O ceviche é uma ótima opção para quem deseja um prato leve e refrescante para complementar a ceia. Anderson Ribeiro ensinou a receita, feita com peixe branco, além de vários temperos e, para acompanhar, chips de batata-doce.
Ingredientes
130 gramas de peixe branco (namorado ou tilápia)
5 gramas de coentro
Meia cebola roxa
Meia pimenta dedo de moça sem semente
Suco de dois limões taiti
1 copo de gelo
1 colher de sopa de sal
70 ml de água
5 gramas de alho poró
1 batata-doce
Óleo (para fritar o chip de batata-doce)
Modo de preparo
Corte os dois limões e esprema para obter apenas o suco.
Em um liquidificador, coloque a cebola, a pimenta, o coentro, o suco dos limões e uma colher de sopa de sal. Bata tudo. Coloque as pedras de gelo e bata mais um pouco.
Desligue o liquidificador e despeje o molho no peixe cru cortado em cubos. Deixe marinar por cinco minutos.
Corte a cebola e a pimenta em pequenas tiras.
Para fazer o chip de batata-doce, basta cortar duas tiras de batata-doce e fritar no óleo. Deixe secar para ficar crocante. Faça o mesmo com o alho-poró.
Por fim, retire o peixe do molho e coloque em um prato. Misture o peixe com a cebola e a pimenta fatiada. Acrescente o molho e termine com os chips de batata-doce e o alho-poró frito. Outras dicas podem ser conferidas aqui.
Bruschetta caprese
Bruschetta caprese da chef e nutricionista Lisiane Miura
Lisiane Miura
Fácil e rápida de ser preparada, a bruschetta caprese ensinada por Lisiane Miura leva pão italiano, tomate, muçarela de búfala, manjericão e temperos.
Ingredientes
4 fatias médias de pão italiano
1 dente de alho médio, sem casca
2 tomates médios maduros, sem sementes, picados
100 gramas de muçarela de búfala picada
10 folhas grandes de manjericão, picadas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Meia colher (chá) de sal
Modo de preparo
Aqueça uma frigideira ou grelha antiaderente em fogo médio. Coloque as fatias de pão e deixe dourar ligeiramente por 1 minuto de cada lado. Retire do fogo e deixe amornar. Delicadamente, esfregue o dente em um dos lados de cada fatia de pão, apenas para aromatizar. Reserve.
Em uma tigela média, coloque o tomate e junte a muçarela de búfala, o manjericão, o azeite e o sal, e misture. Distribua sobre as fatias de pão reservadas e sirva em seguida. Se preferir, substitua a muçarela de búfala por muçarela comum ou queijo minas. A receita rende quatro porções. Outras dicas podem ser conferidas aqui.
Camarão empanado com catupiry
Camarão croc croc servido com arroz com brócolis, alho poró e molho de wasabi
Mariane Rossi/g1
O camarão recheado de catupiry é uma ótima opção para petiscar, servir de entrada ou até mesmo de prato principal. A receita, ensinada pelo chef de cozinha Geovani Leal, é composta por dois camarões-pistola bem temperados recheados com catupiry e empanados.
Ingredientes
2 camarões-pistola
2 colheres de sopa de catupiry
60 g de farinha panko
60 g de farinha de trigo
1 ovo
1 folha de louro
1 dente de alho picado
1 colher de chá de suco de limão siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo
Limpe os camarões. Retire a cabeça e a casca até o rabo. Abra as costas do camarão com o auxílio de uma faca e também retire as tripas.
Ferva água em uma panela e deixe os camarões cozinharem com uma folha de louro por cerca de 30 segundos. Depois, jogue-os em uma vasilha com água em temperatura ambiente para parar o cozimento.
Em seguida, tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino, alho picado, suco de limão siciliano e azeite. Faça um corte maior nas costas do camarão e coloque o recheio de catupiry. Para empanar, junte em um recipiente o ovo, a farinha de trigo e 300 ml de água. Misture bem todos os ingredientes até que fique com uma textura bem líquida. Passe o camarão nessa mistura e, em seguida, na farinha panko. Frite os camarões em uma frigideira até que fiquem bem dourados. Outras dicas podem ser conferidas aqui.
Aproveitei demais, e agora?
Pretende chutar o balde nas festas? Saiba como recuperar o organismo após as comidas e bebidas de Ano Novo:
Saiba como recuperar o organismo após as comidas e bebidas de Ano Novo
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos