Entenda o que é a ELA, doença degenerativa que destrói neurônios motores e vitimou o ator Eric Dane
19/02/2026
(Foto: Reprodução) Eric Dane em 'Grey's Anatomy'
Reprodução
O ator Eric Dane morreu aos 53 anos, nesta quinta-feira (19). Ele lutava contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde 2025. O ator tornou a doença pública em abril de 2025. Na época, ele gravava a série "Euphoria".
O que é a ELA
De caráter progressivo, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) afeta os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo e causa a perda do controle muscular.
Além de ser uma doença ainda sem cura, a esclerose amiotrófica tem um diagnóstico difícil. São necessários cerca de 11 meses para detectar a doença.
A dificuldade existe porque não há nenhum exame de laboratório que indique alguma substância no sangue ou marcador de precisão para detectar a doença.
Esclerose Lateral Amiotrófica
Infografia: Karina Almeida/G1
Sintomas
Os pacientes costumam sentir como primeiros sintomas problemas para respirar, dificuldades para falar, engolir saliva ou comida, além da perda de controle da musculatura das mãos ou atrofia muscular da perna. O raciocínio intelectual e os sentidos do corpo permanecem normais.
Após os primeiros sintomas, o paciente tem, em média, uma sobrevida de três anos e meio. Como consequência dos problemas no funcionamento dos músculos da respiração, os pacientes podem ter infecções pulmonares que levam à morte.
Estima-se que apenas 10% dos casos de esclerose lateral amiotrófica tenham causas genéticas. A doença é mais comum em pessoas entre 50 e 70 anos e é muito rara a ocorrência em jovens.
Os tratamentos que existem buscam retardar a evolução da doença.
Veja os vídeos que estão em alta no g1