Família diz que idoso atacado por pitbull está com medo de voltar para casa e moradores cobram ação da prefeitura
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Idoso de 83 anos ficou gravemente ferido após ser atacado por pitbull em Palmas
Arquivo Pessoal/Lorena Ruiz
Nivaldo Ruiz, de 83 anos, está com medo de voltar para casa e ser atacado novamente por um pitbull, segundo a família. O idoso já passou por três cirurgias e ainda pode ser submetido a outros procedimentos durante seu tratamento contra os ferimentos das mordidas. Por causa do ataque, ele perdeu parte de dois dedos e teve uma fratura exposta em um dos braços.
"Meu avô tem medo de voltar para casa e ser atacado novamente. [Ele] ia passar por outro procedimento cirúrgico agora pela manhã [1º de janeiro de 2026], e sem previsão de alta, pois ele está em um momento crítico. O caso dele não é simples devido ao fato de ter perdido muito tecido, carne. Já é o terceiro procedimento cirúrgico. Lembrando que esse não é o último", contou a neta Lorena Ruiz.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O idoso é diabético e precisa seguir um tratamento específico. Por causa da gravidade do caso, Nivaldo corre o risco de perder o braço, já que, na situação dele, "curar qualquer machucado é muito difícil", segundo a neta.
Idoso atacado por cachorro em Palmas segue internado
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Ataque de pitbull deixa homem gravemente ferido em Palmas
Idoso gravemente ferido em ataque de pitbull voltava de comemoração de Natal: 'Não conseguiu correr', diz neta
Idoso ferido em ataque de pitbull corre risco de perder braço e deve passar por nova cirurgia
O ataque aconteceu no dia 25 de dezembro de 2025, na Quadra 606 Sul, quando Nivaldo desembarcava de um veículo. O caso é investigado como lesão corporal culposa pela 1ª Delegacia Especializada de Repressão às Infrações de Menor Potencial Ofensivo.
No dia, a tutora do animal, uma mulher de 31 anos, foi conduzida pela Polícia Militar à Central de Flagrantes, onde foi registrado um boletim de ocorrência. A família da vítima disse que, logo após o ataque, os responsáveis recolheram o cão sem prestar assistência.
O nome da tutora não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa dela.
Moradores cobram ação da Prefeitura de Palmas
Conforme Lorena, moradores da quadra onde o caso aconteceu denunciaram os ataques do cachorro à Prefeitura de Palmas. A neta informou que ainda não houve uma resposta sobre a retirada do animal.
"Um ponto importante o animal até hoje não foi retirado da residência. O município até hoje não fez nada para poder retirar o animal da residência, triste realidade. Todas as outras pessoas que foram atacadas fizeram denúncias e nada até agora", disse.
O g1 solicitou um posicionamento sobre o caso à Prefeitura de Palmas, mas não teve resposta até a última atualização da reportagem.
A aposentada Aparecida Lurdes Souza contou à TV Anhanguera que, antes de o cachorro atacar o idoso, ele já havia avançado em outras cinco pessoas, incluindo o neto dela de 5 anos.
"Primeiro o meu neto de 5 anos, que ele avançou na mão dele. Depois uma senhora que estava em uma moto, ele [cachorro] derrubou ela e mordeu muito as pernas dela. Depois um rapaz na esquina, nesse mesmo horário, ele atacou três pessoas ao mesmo tempo", contou.
Idoso foi atacado por idoso em rua de Palmas
Sou de Palmas/TV Anhanguera/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.