'Ficha cai em câmera lenta': Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho repercutem premiações no Globo de Ouro
O Agente Secreto vence dois Globos de Ouro
O cinema brasileiro fez história no domingo (11) à noite no Globo de Ouro, o prêmio da associação de imprensa estrangeira de Hollywood. O Agente Secreto levou dois prêmios: melhor filme de língua não inglesa, e melhor ator, para Wagner Moura. Os correspondentes Nilson Klava e Felippe Coaglio acompanharam a festa - e o dia seguinte.
O suspense acabou quando a atriz britânica Minnie Driver arriscou o português. "Parabéns… secret agent". O Agente Secreto venceu na categoria de melhor filme de língua não-inglesa, desbancando produções da Noruega, França, Espanha, Coreia do Sul e Tunísia.
Era o roteiro que todos nós sonhávamos para aquela noite. O Brasil voltava a fazer história no Globo de Ouro, 27 anos depois de Central do Brasil.
"Dedico este filme aos jovens cineastas. Este é um momento muito importante na história para se fazer filmes aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens cineastas americanos, façam filmes! Muito obrigado", disse Kleber Mendonça Filho.
Ainda faltava uma cena fundamental e ela veio. Em 2025, Fernanda Torres ganhou o premio pela atuação em "Ainda Estou Aqui". Este ano, foi a vez de Wagner Moura ser reverenciado. No caminho até o palco, aplaudido de pé, teve abraço em Adam Sandler e em ninguém menos que Júlia Roberts.. E lembra do molho? Olha aí o sambinha no palco…
"Meus colegas indicados, vocês são atores extraordinários. Compartilho este prêmio com vocês. Muito obrigado. Obrigado, Neon. Minha equipe, obrigado pela amizade de vocês. Kleber Mendonça Filho, você é um gênio, e você é meu irmão, e eu te agradeço por isso e por muitas. Muito obrigado. O Agente Secreto é um filme sobre memória, ou a falta dela, e trauma geracional. Acho que se o trauma pode ser transmitido entre gerações, os valores também podem. Então, este prêmio é para aqueles que se mantêm fiéis aos seus valores em momentos difíceis. Para a San, para nossos filhos, para a nossa vida juntos. Eu te amo muito. Para todo mundo no Brasil, assistindo isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira! Muito obrigado!".
Era a primeira vez que uma produção brasileira vencia duas categorias do Globo de Ouro. O Agente Secreto conta a história de um professor universitário que volta para o Recife na década de 1970, durante a ditadura militar, para reencontrar o filho. Ele quer recomeçar a vida fora do país para fugir de um passado misterioso que vai se revelando aos poucos. Mas descobre que está sendo procurado por matadores de aluguel.
O prêmio de melhor filme de drama — o principal da noite — acabou ficando com a produção Hamnet – a vida antes de Hamlet. Mas não tem problema. O nosso roteiro dos sonhos já estava completo.
"Rapaz, é incrível, é uma emoção arretada e a gente repetir um feito que o Ainda Estou Aqui fez no ano passado, né... É incrível para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira. A gente está feliz demais", disse Wagner Moura.
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura entraram por esse tapete vermelho com três indicações ao Globo de Ouro — um feito inédito pra uma produção brasileira. Era a certeza de que o Agente Secreto já estava fazendo história em Hollywood. Mas eles foram além. E saíram da noite com dois globos de ouro e com o caminho pavimentado para continuar fazendo história por outro tapete vermelho, o do Oscar.
Nilson Klava: Qual a expectativa para esse Oscar?
Kleber: A gente está indo semana por semana desde maio, quando o filme estreou no festival.
Wagner: Eu diria dia a dia...
Kleber: é, dia a dia.. Então.... vamos por partes, mas estamos bem.
Se depender dos brasileiros, a campanha já começou. E podemos contar com uma ajudinha especial: um santinho de Fernanda Torres.
Nesta segunda-feira (12), Nilson Klava voltou a falar com Kleber Mendonça Filho.
"A ficha cai em câmera lenta, né? O Ainda Estou Aqui, ano passado, agora tem o Agente Secreto. E eu quero muito que hoje tenha alguém, um cineasta e um grupo de cineastas preparando o filme que nós estaremos torcendo por e discutindo no ano que vem".
Nilson: onde que dormiu esse Globo de Ouro?
Kleber: Dormiu Numa mala para a gente não esquecer (risos).
Ainda não sabemos se o Oscar vem, mas o molho brasileiro… Ah, esse está garantido… A comemoração no domingo (11) terminou em samba.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2026/01/12/ficha-cai-em-camera-lenta-wagner-moura-e-kleber-mendonca-filho-repercutem-premiacoes-no-globo-de-ouro.ghtml