Foliões no Recife frevam no mesmo tapete vermelho de Cannes com Guerreiros do Passo, do filme ‘O Agente Secreto’; VÍDEO
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Guerreiros do Passo dançam no Recife em tapete vermelho trazido de Cannes
A noite de abertura do Carnaval do Recife ganhou uma cena digna de cinema. O grupo de frevo Guerreiros do Passo, que participou do filme "O Agente Secreto" e foi à Cannes em 2025 para o festival internacional de cinema, dançou no mesmo tapete vermelho usado na França. A arte uniu os dois países na noite desta quinta-feira (12), na saída do tradicional Clube Carnavalesco Escuta Levino.
A concentração atraiu milhares de foliões que presenciaram o momento histórico na frente da Paróquia Santíssimo Sacramento, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Em frente à igreja, 50 metros quadrados originais do tapete foram palco para apresentação dos passistas, que anunciaram o início do cortejo (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O tecido foi trazido pelo artista plástico francês Didier Zaquine. Em entrevista à TV Globo, ele contou que gosta da forma de viver, dançar e de cantar do Recife. "Não existe nenhum outro lugar do mundo uma cidade assim", disse.
O artista disse que ficou especialmente encantado com o grupo Guerreiros do Passo, que apresentou o frevo nas ruas de Cannes ao abrir o caminho para o elenco do filme pernambucano em maio de 2025, na estreia internacional do filme.
Essa foi a segunda vez que os passistas pisaram no tapete vermelho, mas desta vez em casa, no calor do carnaval. A iniciativa parte do projeto Pernambucannes, que surgiu do impacto que a cultura popular e "O Agente Secreto", do diretor recifense Kleber Mendonça Filho, projetaram na França.
Guerreiros do Passo participam do Escuta Levino, no Recife
Reprodução/TV Globo
"A gente levou o frevo para Cannes e agora Cannes está aqui no Recife, representado por esse tapete. É maravilhoso, é uma energia democrática. Uma energia que alicerça a todos que trabalham com a cultura popular, com o frevo", disse a passista Lucélia Queiroz, do Guerreiros do Passo.
Serge Gas, cônsul geral da França no Recife, elogiou o Guerreiros do Passo, grupo que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife em 2025. "Eles contribuem para fortalecer os laços culturais entre o Brasil e a França", pontuou.
Para o presidente do grupo de frevo, Eduardo Araújo, foi uma surpresa o tamanho da repercussão após a participação do grupo na divulgação e cenas do filme.
"A gente imaginou que iria repercutir alguma coisa, mas não com esse tipo de grandiosidade. (...) É uma alegria muito grande ver o tapete aqui para a gente dançar de novo em cima dele e fazer o público conhecer, perceber essa energia que é estar em um dos lugares do cinema mundial mais importantes", disse o presidente do Guerreiros do Passo.
Ainda durante a concentração do Escuta Levino, o público improvisou um coral para que os passistas pudessem frevar. Os foliões também aproveitaram para fazer fotos e vídeos no tapete internacional, ícone do cinema.
LEIA TAMBÉM:
'O agente secreto' recebe quatro indicações ao Oscar e iguala recorde de 'Cidade de Deus'
Kleber Mendonça Filho planeja próximo filme no Recife dos anos 1930
A estudante Maria Eduarda Pereira era uma das folionas presentes na concentração que aproveitou o momento de cinema. "É uma oportunidade que eu nunca pensei que fosse acontecer e é muito bom que Recife esteja ganhando essa visibilidade. Um carnaval tão bonito, uma festa tão bonita e poder estar trazendo para outras pessoas poderem conhecer", contou.
Com a chegada da orquestra e sua trilha sonora eletrizante, o cortejo seguiu pelas ruas até o Bairro do Recife. Não era mais possível ver o tapete vermelho, que foi coberto pelos pés dos brincantes que dançavam juntos ao som do frevo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias