Granja Lisboa registra maior chuva em Fortaleza; veja ranking de maiores volumes
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Veja vídeos das fortes chuvas desta terça-feira (27) na Grande Fortaleza
Um bairro de Fortaleza apresentou sozinho uma chuva de 109,4 milímetros e é o maior volume entre as 22h desta segunda-feira (26) e as 10h desta terça (27), conforme análise da Defesa Civil. O bairro é a Granja Lisboa, que sofreu com vias alagadas, trânsito lento e outros danos.
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Além da Granja, Vila Velha (96,3 mm), Mucuripe (93,7 mm) e Centro (89,5 mm) também apresentaram acumulados altos. Já a cidade de Fortaleza, em média, choveu 59.6 mm, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Árvore caiu na avenida Genibaú, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (27)
Nathally Kimberly/SVM
LEIA TAMBÉM:
Chuva alaga ruas, derruba árvores e postes em Fortaleza
Hospital Infantil Albert Sabin alaga após chuva em Fortaleza; veja vídeo
O cenário chuvoso que atingiu diversas cidades do Ceará nesta terça-feira deve permanecer assim ao longo do dia. Conforme previsão da Funceme, à tarde a maior concentração de chuva deve se deslocar para a porção noroeste do estado, região próxima à divisa com o Piauí. Há possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento associadas aos episódios mais intensos.
Pelas ruas de Fortaleza, o Carro Link do Bom dia CE flagrou alguns pontos da capital que merecem atenção, como a Av. Bernardo Manuel e Av. Deputado Paulino Rocha, ao lado da Arena Castelão (veja acima).
🚦Nesses locais, os motoristas, ciclistas e pedestres devem redobrar a atenção por causa das vias molhadas e semáforos com defeitos.
Fortes chuvas trazem pontos de alagamentos na comunidade Saporé, no bairro Mucuripe
Reprodução
Maiores chuvas entre segunda (26) e terça (27)
Previsão do tempo
Segundo a Funceme, as precipitações desse início de semana estão associadas a efeitos locais e à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico que se forma nas camadas mais altas da atmosfera e favorece a formação de nuvens de chuva ao organizar áreas de instabilidade.
Atualmente, o centro desse sistema está entre o leste do Nordeste do Brasil e o Oceano Atlântico, na altura de Sergipe e da Bahia.
A tendência é que o VCAN se desloque em direção ao território baiano nas próximas horas, contribuindo para o fortalecimento da instabilidade sobre o Ceará. Áreas de instabilidade vindas do Atlântico também colaboram para a formação das chuvas previstas.
➡️ Veja previsão mais detalhada:
🌧️Terça-feira (27)
Manhã: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
Tarde: Céu parcialmente nublado a nublado em todas as macrorregiões com chuva em todas macrorregiões.
Noite: Céu parcialmente nublado a nublado em todas as macrorregiões com chuva no Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e no Cariri. Na Ibiapaba, baixa possibilidade de chuva isolada.
🌧️Quarta-feira (28)
Manhã: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva na região da faixa litorânea do estado.
Tarde: Céu parcialmente nublado a nublado em todas as macrorregiões com chuva na porção noroeste do estado. Nas demais regiões, baixa possibilidade de chuva isolada.
Noite: Céu parcialmente nublado a nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na Ibiapaba.
🌧️Quinta-feira (29)
Manhã: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com alta possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém.
Tarde: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com alta possibilidade de chuva isolada na porção noroeste do estado.
Noite: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: