Haddad diz que governo segue trabalhando em garantias para empréstimo aos Correios, mas não descarta aporte direto do Tesouro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (10) que o governo segue trabalhando para viabilizar garantias financeiras do Tesouro Nacional para um empréstimo de um consórcio de bancos aos Correios, que passam por sérias dificuldades financeiras, mediante a apresentação de um plano de restruturação pela estatal.
Em entrevista a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda, entretanto, ele não descartou a possibilidade de um aporte direto de recursos públicos na empresa estatal, no caso de as condições do empréstimo bancário não serem aceitas pelos bancos.
"Temos dois caminhos, um caminho é um aporte que pode se tornar necessário se não chegamos a um acordo com o 'pool' [consórcio] de bancos que vai financiar a restruturação da companhia. Não vamos ficar com a faca no pescoço por conta de uma incompreensão de uma instituição financeira", declarou o ministro da Fazenda.
No caso de um aporte direto do Tesouro Nacional, o ministro afirmou que o governo entraria com os recursos dentro dos limites do arcabouço fiscal, a regra para as contas públicas.
"Estamos pensando em fazer aporte, se necessário, pelo arcabouço. Temos margem nesse ano e poderíamos fazer", explicou. Se necessário fazer um aporte direto, Haddad afirmou que seria necessário aprovar um projeto de lei sobre o assunto.
Entretanto, ele reafirmou que o plano principal é viabilizar a garantia do Tesouro Nacional para os bancos realizarem o empréstimo aos Correios, mediante a apresentação de um plano de restruturação pela estatal.
"Não é o que está no radar nesse momento [aporte direto do Tesouro Nacional], uma vez que têm havido conversas que avançaram. O que a gente quer é um aval do tesouro mediante um plano de restruturação serio. Não queremos ter de novo uma surpresa, e a companhia esta apresentando um plano de trabalho de pagar o empréstimo", acrescentou Fernando Haddad.FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/12/10/haddad-diz-que-governo-segue-trabalhando-em-garantias-para-emprestimo-aos-correios-mas-nao-descarta-aporte-direto-do-tesouro.ghtml