Idoso é dado como morto pela terceira vez e tem aposentadoria bloqueada no RJ
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Aposentado de Belford Roxo 'morre' pela terceira vez e tem aposentadoria bloqueada
O aposentado José Albino, de 87 anos já morreu três vezes. É o que diz o INSS, que cortou a aposentadoria dele por suspeita de óbito.
O morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi ao banco e provou que está vivo, mas o pagamento do benefício continua "bloqueado" mesmo depois de uma decisão judicial que obriga o INSS a realizar o pagamento.
O ex-motorista de caminhão já foi considerado morto em outras duas ocasiões: 2019 e 2023. "Tô vivo, vivíssimo mesmo, graças a Deus", disse ele.
A filha, Rita, contou como foram as outras ocasiões em que o pai foi considerado morto.
"A primeira vez foi horrível, foram quase sete meses. Teve a segunda vez, foi horrível, nós temos que contar com o dinheiro de todos, e aí as nossas contas ficam sem pagar, porque a prioridade é ele", disse ela.
José Albino, de 87 anos, está há três meses sem o dinheiro da aposentadoria por estar considerado morto pelo INSS
Reprodução
Por causa do dinheiro da aposentadoria, a luz da casa foi cortada. A água só foi mantida depois de uma "vaquinha" feita pelos parentes. José Albino diz que não tem nem o dinheiro para comprar as pilhas do aparelho auditivo que utiliza.
"Agora é a idade que ele poderia estar vivendo bem, sem preocupação alguma, e tem que todo dia se aborrecer", definiu a filha dele, Rita.
"Eles (INSS) falam que tem homônimo
Albino, que já teve câncer, desabafou por causa da demora no pagamento.
"Três meses sem dinheiro nenhum", lamentou.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo o INSS, o benefício de Albino está em processo fase de reativação e regularização, e que na próxima semana o problema deve estar resolvido.