Idoso que realizou sonho de se tornar médico aos 90 anos comemora aniversário
Valdomiro de Sousa, que realizou o sonho de se formar em medicina, completou 92 anos neste domingo, com uma festa para 250 pessoas em Goiânia
Fábio Lima/O Popular
Exemplo de superação e persistência, o goiano Valdomiro de Sousa, que aos 90 anos realizou o sonho de se formar em medicina, completou 92 anos no domingo (16) com uma festa para 250 convidados, em Goiânia. A magnitude da comemoração faz jus à trajetória de vida do aniversariante, que saiu de uma infância de extrema pobreza e teve diversas profissões até receber o diploma de médico.
Órfão de pai quando tinha menos de 2 anos, Valdomiro enfrentou dificuldades para se concentrar nos estudos porque precisou trabalhar desde muito cedo. Ele foi carpinteiro, serralheiro, carroceiro e até servente de pedreiro.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no WhatsApp
Nascido em Caldas Novas, ele se mudou para Goiânia aos 16 anos, onde fez um curso técnico comercial e outro de contabilidade, mas parou de estudar em 1962, quando tinha 29 anos, para trabalhar no frigorífico do qual se tornou sócio. Antes, no final dos anos 1950, chegou a ir para o Rio de Janeiro para fazer um curso pré-vestibular para medicina .
“Prestei vestibular duas vezes (para o curso), mas não consegui passar”, contou.
Idoso que se formou em medicina aos 90 anos compartilhou momentos de estudo
LEIA TAMBÉM
Idoso que sonha em ser médico conclui curso aos 90 anos: 'Uma vitória, uma dádiva'
VÍDEO: Influenciador digital com síndrome de Down se forma em educação física, em Goiânia
Filho de gari inspira ao mostrar como conseguiu passar em medicina e ao falar de sonhos de colegas negros
Valdomiro é pai de duas filhas, Karyna de Sousa Fonseca de Sousa, de 50 anos, e Caroline Consuelo de Sousa, de 37. Em entrevista ao g1, Karyna, quem idealizou a festa deste domingo, conta que o pai prestava vestibular escondido porque tinha vergonha.
Mãe dos três netos de Valdomiro, Karyna se emociona ao falar do pai, sua maior referência. "Ele é o amor mais leal e bonito que eu já vivi na minha vida", definiu.
"Aí, ele fazia e a gente não sabia. Quando ele passou, ele me falou, aos 83 anos: 'Olha, minha filha, agora você trabalha porque eu vou morrer médico'", disse.
A agropecuarista conta que, antes disso, Valdomiro se formou em Direito, tendo frequentado parte da faculdade junto com ela. "Eu entrei no ano 2000 e ele entrou em 2002. Todo dia, pela manhã, ele passava na minha sala chamando para merendar e a gente ia para lanchonete".
Festa em comemoração aos 92 anos foi realizada neste domingo, na Associação dos Juízes e Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia
Fábio Lima/ O Popular
Vida em livro
A biografia tão inspiradora e repleta de desafios de Valdomiro ganhou registro em livro. Lançada no ano passado, a obra "Difícil foi a estrada por onde andei, mas com a graça de Deus venci" narra a sua trajetória, compartilhando com os leitores as diversas fases da vida, incluindo a sensação que ele tinha quando ia às aulas do curso de medicina, em uma universidade particular da capital.
“Sempre que subo os degraus da escada da escola para chegar a uma sala de aula, sinto-me emocionado ao ver que algo que outrora estava tão distante, agora se tornou realidade”, relembrou.
Valdomiro foi aprovado no vestibular para medicina em 2018, quando ele tinha 84 anos, após 3 anos de estudos intensos.
Depois da aprovação, o goiano enfrentou novos desafios para além da literatura densa e extensa das disciplinas da faculdade. Em 2020, ele passou pela pandemia de covid-19, mas manteve a rotina de estudo, fazendo aulas e provas em casa.
Valdomiro de Sousa completou metade do curso de medicina, em Goiânia, Goiás
Gregore Miranda/Divulgação
Depois, faltando apenas seis meses para concluir o curso, teve o terceiro Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a filha Karyna, ele ia à faculdade tomando soro e uma nutrição intravenosa, sendo acompanhado por um enfermeiro. Tudo para não faltar às aulas.
Em seu perfil do Instagram, Valdomiro compartilhou alguns momentos dos estudos. Em um deles, ele aparece estudando o sistema digestivo. Em outro, lê em voz alta um conteúdo relacionado ao sistema cardiovascular (veja abaixo)
Inspiração
A superação de si próprio e dos percalços que teve ao longo dos anos não ficou restrita à vida de Valdomiro, servindo de inspiração para quem tem sonho semelhante. Ao conhecer a sua história, a técnica de enfermagem Daniele Palomares compartilhou no perfil de Valdomiro, no Instagram, um comentário sobre o mesmo anseio, de se tornar médica.
"Parabéns, senhor Valdomiro. Sua história me inspira, ganhou uma admiradora. A medicina é meu sonho desde criança. Sou técnica de enfermagem, tenho dois empregos e sustento minha casa, já que sou divorciada e cuido da minha filha e mãe", disse.
Assim como fez Valdomiro, ela continua tentando transformar o sonho em realidade. "Todos temos nossas lutas, mas, como o senhor diz, não podemos desistir. Temos que ter fé e acreditar. Continuo prestando vestibular. Um dia, eu chego lá", afirmou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.FONTE: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/11/17/idoso-que-realizou-sonho-de-se-tornar-medico-aos-90-anos-comemora-aniversario.ghtml