Idoso que sonha em ser engenheiro civil faz Enem pela primeira vez em RO: ‘sonho não depende de idade’
Jores Antônio Zanella
Mateus Santos/g1
Aos 60 anos, Jores Antônio Zanella, morador de Porto Velho, decidiu enfrentar um desafio que representa para ele muito mais do que uma prova: a oportunidade de realizar um sonho antigo — cursar Engenharia Civil. Esta é a primeira vez que ele faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao g1, Jores contou que trabalha na construção civil há 20 anos, mas busca se especializar para conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Mesmo sendo estreante no Enem, ele não deixou de criar expectativas.
"O mercado de trabalho tá ficando cada vez mais concorrido, cada vez mais percursor da profissionalidade. E o meu sonho sempre era ser um engenheiro civil e agora eu vou tentar", disse.
Com uma rotina intensa nos canteiros de obra, Jores não conseguiu se dedicar tanto quanto gostaria, mas fez cursos e usou as redes sociais para revisar conteúdos. Ainda assim, afirma que, mesmo que o resultado não venha agora, continuará insistindo.
"Eu vou tentar quantas vezes for preciso, mas se Deus quiser, eu vou fazer uma engenharia civil", afirmou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
‘Quando a gente tem um sonho, não depende de idade’
Segundo Jores, o caminho até o dia da prova não foi fácil. Ele conta que chegou a ser alvo de piadas por querer ingressar no ensino superior aos 60 anos. Apesar disso, não se deixou abalar.
"Eu cheguei até ser caçuado: 'o que que eu estaria fazendo dentro de uma favela?' Uma faculdade com 60 anos de idade e até mesmo num curso de engenharia civil. Eu vejo assim que quando a gente tem um sonho, não depende de idade", contou.
Por outro lado, o apoio da família e dos amigos da igreja foi essencial para que ele mantivesse a determinação. Segundo Jores, esse incentivo foi o combustível que faltava para iniciar sua caminhada.
"Eu me senti muito incentivado pela minha esposa, pelo filho. Quando eu comentei em casa que eu ia me inscrever eles tudo me deram incentivo, me deram força e todos eles estão me apoiando. O meu pastor da igreja está me apoiando, os meus líderes estão me apoiando. Então, eu vejo assim que depende muito do apoio do ser humano, o apoio de quem está contigo", disse.
Para Jores, a prova do primeiro dia foi menos difícil do que ele imaginava, e ele conseguiu até usar sua própria experiência de vida na redação. E se a nota não for suficiente desta vez, ele garante que continuará tentando.
"Enquanto Deus me der saúde e oportunidade, tô aí tentando, eu vou continuar tentando, que eu vou voltar a fazer meus... Se eu não conseguir a média, vou continuar estudando, vou continuar pesquisando, vou continuar, porque a minha própria função me cobra isso", concluiu.
Enem 2025: 2º dia de prova
O 2º dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece neste domingo (16) em todo o país – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
A prova é composta por 90 questões objetivas, dividas entre ciências da natureza e matemática. No último domingo (9), o exame teve questões de linguagens, ciências humanas e a redação. Veja aqui como foi.
A partir das 18h, será possível acompanhar no g1 o gabarito extraoficial das questões objetivas. A correção da prova será feita em programa ao vivo, com professores do Curso Anglo.
COBERTURA EM TEMPO REAL: acompanhe por aqui
PROGRAMA AO VIVO COM PROFESSORES: será transmitido na página do g1, no YouTube e no TikTok
Ao longo do domingo, o g1 também fará a cobertura em tempo real, com a movimentação dos candidatos nos locais de exame e eventuais boletins divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mais de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos em todo o país para fazer o exame, que serve de acesso para diversas universidades.FONTE: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/11/16/idoso-que-sonha-em-ser-engenheiro-civil-faz-enem-pela-primeira-vez-em-ro-sonho-nao-depende-de-idade.ghtml