Incêndio atinge maior favela sobre palafitas do Brasil; VÍDEO
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Incêndio atinge maior favela sobre palafitas do Brasil
Um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma área de aproximadamente 300 m² da maior favela sobre palafitas do Brasil. Apesar disso, ninguém ficou ferido.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a grande quantidade de chamas sobre as moradias de palafitas (assista acima).
Em nota, a corporação informou que foi acionada para a ocorrência na noite de terça-feira (27), na Rua Caminho São José, no bairro Rádio Clube. Desta forma, dez viaturas com 30 bombeiros foram enviadas ao local.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Moradores da comunidade se uniram para evitar que o fogo se alastrasse e as chamas foram controladas. No entanto, segundo os bombeiros, o incêndio atingiu entre seis e sete moradias.
Incêndio atingiu comunidade no Caminho São José, em Santos (SP)
Reprodução/Redes sociais
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) se manifestou sobre o caso nas redes sociais. "Meu agradecimento ao Corpo de Bombeiros e à própria comunidade, que se uniu com solidariedade e coragem para evitar que o fogo se alastrasse”, escreveu.
De acordo com ele, a prefeitura segue acompanhando o caso e oferecendo apoio às famílias atingidas.
Comunidade na Zona Noroeste foi atingida por incêndio em Santos
Reprodução/Redes sociais
Histórico
No ano passado, dois incêndios deixaram mais de 100 moradias destruídas na Zona Noroeste em menos de um mês. Em uma das ocorrências, houve a morte de uma idosa. Relembre:
Incêndio destrói moradias no Dique da Vila Gilda pela 2ª vez em menos de um mês
O que são palafitas?
As palafitas feitas de estacas de madeira utilizadas para sustentar moradias construídas sobre a água. A maioria das habitações do aglomerado foram feitas do mesmo material, o que oferece os seguintes riscos aos moradores:
Maré: A instabilidade causada pela maré alta do rio causa avarias nas moradias. O mesmo fator também atrapalha a locomoção dos munícipes, já que as ruas são ligadas por tábuas de madeira e outros materiais improvisados.
Fogo: Infelizmente, os incêndios também são ocorrências comuns no dique.
O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontou que 3,5 mil famílias vivem no Dique da Vila Gilda, localizado às margens do Rio dos Bugres, na Zona Noroeste da cidade.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos