Itapetininga organiza 1º mutirão contra a dengue em 2026; confira os bairros
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Dengue é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti
Fabio Rodrigues/g1
Itapetininga (SP) fará, entre sábado (31) e domingo (1º), o primeiro mutirão contra a dengue em 2026. A ação será realizada nos bairros Cruzeiro do Sul, Jardim Nova Era, Vila Recreio e Gramados 1 e 2.
Segundo a prefeitura, 70 colaboradores vão percorrer os bairros para recolher materiais considerados inservíveis, que possam acumular água parada e servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue. No sábado, o mutirão será realizado das 7h às 16h. No domingo, a ação ocorre das 7h às 12h.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos os itens que possam acumular água.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O objetivo do mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito da dengue e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais. Segundo o painel de monitoramento do estado, foi confirmado um caso da doença e outros dois estão em investigação.
🔍O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabete e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM