Justiça suspende ação que determinava que bloco comandado por Daniela Mercury volte a abrir desfiles na Barra
14/02/2026
(Foto: Reprodução) Daniela Mercury em cima do trio no último dia de folia oficial no Carnaval de Salvador
Sérgio Pedreira / Ag. Picnews
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu, neste sábado (14), um efeito suspensivo ao recurso que determinava que o Bloco Crocodilo voltasse a ser o primeiro a desfilar no Circuito Barra-Ondina, em Salvador.
A liminar tinha sido concedida em um mandado de segurança movido pela empresa responsável pelo bloco, que tem à frente a cantora Daniela Mercury.
Com a decisão, ficou restabelecida a programação oficial previamente definida. Ao analisar o pedido, o desembargador responsável entendeu que não há comprovação inequívoca de direito automático à primeira posição no desfile.
A decisão também considerou que eventual mudança às vésperas do evento poderia gerar impactos relevantes na logística operacional, nos contratos firmados, na segurança pública e na organização geral da festa, que envolve planejamento integrado entre poder público, entidades carnavalescas e diversos órgãos operacionais.
O que dizia a decisão anterior
Daniela Mercury puxa bloco Crocodilo no circuito Barra-Ondina
Débora Marques/ Ag. Picnews
Inicialmente, segundo o processo, a Justiça considerou que o bloco, por se apresentar de maneira ininterrupta há quase três décadas, teria garantida preferência na ordem de saída.
Ainda conforme a decisão, o Crocodilo desfila no circuito desde 1996, ano em que foi responsável por inaugurar oficialmente o trajeto Barra-Ondina de forma contínua.
Inicialmente o juiz entendeu que havia direito à manutenção da ordem tradicional de desfile com base no critério de antiguidade, previsto no regulamento do Carnaval. Com isso, o bloco deveria abrir os desfiles no domingo (15) e na segunda-feira (16), a partir das 15h30, com trio pipoca.
Com a determinação, o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur) deveriam restabelecer imediatamente a ordem histórica de desfile, assegurando ao Bloco Crocodilo a primeira posição nos dias em que se apresentar no Circuito Barra-Ondina.
Em caso de descumprimento, tinha sido fixada multa de R$ 100 mil por dia, a qual não está mais valida por causa da decisão mais recente.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Reportagem em atualização