Mãe diz que encontro com Neymar em 2012 motivou filho na luta contra leucemia: 'Ajudou muito'
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Neymar reencontra torcedor que criou dancinha durante luta contra leucemia
Matheus Souto, torcedor do Santos que ficou conhecido em 2012 ao pedir uma dancinha para Neymar Jr. enquanto lutava contra a leucemia na infância, voltou a emocionar a torcida após reencontrar o jogador na última semana (assista acima). Ao g1, a mãe dele revelou que o encontro com o ídolo na infância motivou o filho a continuar o tratamento. "Estímulo", explicou ela.
Hoje com 19 anos, Matheus está curado, mas enfrentou uma longa batalha. Segundo a mãe, Juliana Correia Silva de Souto, de 46, o jovem só recebeu alta definitiva no ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Juliana, que é educadora parental, contou que o apoio do Santos no começo do tratamento foi muito importante para a recuperação do filho.
“Eu tenho absoluta certeza que aquele momento em que a gente foi no CT [Centro de Treinamento], lá em 2012, ajudou muito o Matheus a continuar e a lutar pela sua vida. Acho que foi um estímulo para ele continuar o tratamento, feliz e empolgado”, disse em entrevista ao g1.
Matheus reencontrou Neymar após 13 anos
Divulgação/Santos FC e Arquivo Pessoal
De acordo com ela, o filho ficou três anos em tratamento com quimioterapia, mas tudo ocorreu de forma tranquila e sem intercorrências. Matheus não precisou de transplante para se recuperar e, nos anos seguintes, permaneceu em acompanhamento médico, que foi encerrado em 2024.
“Acho que foi uma junção de coisas: Deus, a nossa fé, o apoio familiar, os bons médicos que cuidaram dele em Jundiaí, e o Santos, por ser a paixão dele, também ajudou muito nessa questão de superação”, afirmou.
Reencontro com Neymar
Segundo Juliana, a história de Matheus voltou a ser comentada na internet quando Neymar retornou ao Santos. Em meio à enxurrada de informações nas redes sociais, chegou a circular uma fake news de que o garoto não havia sobrevivido. Ao mesmo tempo, cresceu a expectativa pelo reencontro entre os dois.
“As pessoas comentaram, queriam assistir, queriam o reencontro [...]. E aí isso aconteceu na última semana”, afirmou a mãe, explicando que a equipe de marketing do Santos entrou em contato com Matheus após o jogo contra o Juventude, válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
A família, que mora em Jundiaí, viajou para Santos no último dia 5 e participou de um encontro com Neymar no CT do clube. “Foi muito legal. Desde a primeira vez, o Neymar sempre nos acolheu muito bem, nos atendeu com simpatia, muito gente boa, muito tranquilo, e o meu filho ficou muito emocionado. Ele estava travado porque ele é apaixonado”, relembrou.
Juliana contou ter ficado muito feliz em ver a emoção do filho, pois ele é muito fanático pelo clube da Vila Belmiro. “Ele acompanha todos os jogos. Não tem um jogo que ele não assista”, afirmou.
Juliana contou que toda família de Matheus é santista
Arquivo Pessoal
História
Juliana contou que a família toda é santista e Matheus aprendeu a cantar o hino do Santos aos dois anos de idade. Aos quatro, ele passou a entender melhor sobre futebol e começou a acompanhar os jogos. No entanto, um ano depois, Matheus foi diagnosticado com leucemia.
“Foi um momento muito difícil para a família, principalmente para mim e para o pai dele, onde o chão se abre diante de um diagnóstico tão difícil. Mas ele sempre ali apaixonado, acompanhando os jogos do Santos”, afirmou, dizendo que o garoto acompanhava as partidas de dentro do hospital.
Matheus é santista desde o nascimento
Arquivo Pessoal
Em 2012, o ex-jogador Edu Dracena fez um sorteio da braçadeira de capitão no Facebook e Juliana resolveu escrever a história do filho nos comentários. Ela disse que gostaria de ganhar o item para dar de presente a Matheus, mas não imaginava que o garoto receberia muito além disso.
“Passou uns minutos e me mandaram uma mensagem no direct do Facebook da assessoria do Santos falando que o Edu Dracena tinha se sensibilizado e estava convidando o Matheus para ir ao CT”, relembrou.
De acordo com a mãe, demorou um tempo para Matheus ser liberado pela equipe médica porque o tratamento contra a leucemia abaixa a imunidade, mas logo que foi possível, a família foi recebida pelos jogadores santistas no CT.
“Ele tirou foto com todo o elenco, todos os jogadores da época, ganhou vários presentes. e ficou conversando com o Neymar. A gente passou o dia inteiro lá no CT, foi bem legal”, finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos