Menino de 10 anos sobrevive a bala perdida em SP e surpreende médicos com recuperação
18/01/2026
(Foto: Reprodução) Depois de um grande susto, a esperança: a história do menino atingido por uma bala perdida na Zona Leste de São Paulo.
A virada do ano passada em São Paulo trouxe para uma família da Zona Leste uma história marcada pela violência de uma bala perdida. Mas também revelou a força e a coragem de Mateus, um menino de dez anos que sobreviveu ao disparo e surpreendeu médicos e familiares com sua recuperação.
Fogos iluminavam o céu do Réveillon em 1º de janeiro de 2025. Mateus e o pai estavam na frente de casa, preparando-se para soltar estalinhos, quando o menino caiu de repente. O pai relata que, ao se aproximar do carro, Mateus foi atingido e caiu diante dele.
Mateus foi atingido perto da medula óssea. No caminho para o hospital, ainda consciente, deu forças aos pais. “Mamãe, papai, não se desespera não, que Jesus está comigo”, disse o menino. Foram nove dias internado, seis deles na UTI.
Após a alta, Mateus não conseguia andar nem escrever com o lado direito do corpo. “Eu pensei que não ia voltar a andar mais”, disse. A médica Alice Rosa Ramos explicou que a bala atingiu a parte óssea e provocou inchaço na medula, mas não chegou a cortar totalmente as funções neurológicas.
Um mês e meio depois, Mateus iniciou sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico. O processo foi longo e doloroso. “Quando eu tentava mexer a perna, doía muito”, contou o garoto.
Com o apoio da família, da escola e dos profissionais de saúde, as vitórias começaram a aparecer. Mateus voltou a caminhar, correr, dançar e até andar de patins. “Foi um trabalho de equipe e de superação”, destacou a médica.
Hoje, o menino ainda apresenta monoparesia, uma fraqueza em um dos membros, mas nada que comprometa sua rotina. “Só a mão está um pouquinho ruim, mas já está muito melhor”, disse.
A polícia ainda não descobriu de onde partiu o disparo. A bala continua alojada no corpo de Mateus, mas não foi capaz de tirar sua energia de viver.
Para o pai, ver o filho correndo e brincando é motivo de gratidão: “É muito gratificante. Só tenho a agradecer a Deus e aos médicos.”
Mateus agradece a todos que rezaram por ele. “Obrigado por todo mundo que orou por mim.”
A mãe, Vanessa, resume o sentimento da família: “É muita alegria. Ver o que eu vi no hospital e ver ele hoje é um verdadeiro milagre.”
Mateus, de 10 anos, sobreviveu a um disparo de bala perdida
Reprodução/TV Globo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.