Moradores reclamam de poda drástica de árvores em avenida de Cuiabá
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Poda de árvore na Avenida General Valle gerou reclamações de moradores e pedestr em Cuiabá
Uma poda de árvores, realizada nessa segunda-feira (29), gerou indignação nos moradores de Cuiabá após passarem pela Avenida General Valle e virem uma grande quantidade de plantas cortadas e jogadas na calçada do local. A ação foi realizada pela Concessionária Energisa.
Em um vídeo registrado no local é possível ver as árvores cortadas e diversos galhos jogados sobre as calçadas da avenida, enquanto um grupo de pessoas se aglomera em volta dos trabalhadores da Energisa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Ao g1, a Energisa informou em nota que a poda foi necessária para retirar galhos que estavam em contato com a rede elétrica, com o intuito de evitar acidentes e falhas no fornecimento de energia da região.
"A empresa destaca que só faz esse tipo de intervenção quando há risco, conforme determina a legislação. E que em outras situações, o controle das árvores deve ser feito pelo poder público e proprietários de terrenos (em áreas privadas)", diz trecho do comunicado.
Nas redes sociais, moradores criticaram a maneira como as árvores foram suprimidas e afirmaram que a ação causa impactos ambientais, além de eliminar áreas de sombra e descanso usadas por trabalhadores da região. Entidades ligadas à área ambiental também se posicionaram, apontando falhas na condução da política ambiental do município.
Procurada, a Prefeitura de Cuiabá informou que não irá se manifestar sobre o caso, uma vez que a intervenção foi realizada pela concessionária de energia.
Poda de árvores na Av. General Valle gerou reclmações de moradores e pedestres em Cuiabá(MT)
Reprodução