Morre Zezito Guedes, historiador e referência da cultura popular de Arapiraca, aos 89 anos
08/12/2025
(Foto: Reprodução) Morre em Arapiraca o pesquisador da cultura popular Zezito Guedes, aos 89 anos
O historiador e pesquisador da cultura popular José Gomes Pereira, conhecido como Zezito Guedes, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 89 anos, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas. O corpo do mestre será velado no Museu que leva seu nome Zezito Guedes, antiga sede da Prefeitura de Arapiraca, que guarda a história que ele ajudou a construir e preservar.
A despedida do historiador terá início às 17h, no museu, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade. O sepultamento está previsto para às 8h desta terça-feira, no Cemitério São Francisco.
Zezito Guedes deixa quatro filhos, nove netos, um bisneto e um legado que seguirá gerações. Suas obras contribuíram não só para o registro da cultura fumageira ou do desenvolvimento de Arapiraca, colocou a capital do Agreste para ser conhecida por todo o país.
Natural de Juru, na Paraíba, Zezito chegou ainda jovem ao município alagoano, onde desenvolveu estudos sobre a cultura local, registrou tradições populares e atuais na formação cultural da cidade.
O apelido carinhoso foi dado por Ariano Suassuna em 1974. Zezito foi reconhecido como patrimônio da cultura alagoana pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) em 2013 e foi um dos fundadores da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala).
Em 2009, a Prefeitura de Arapiraca inaugurou o Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, que reúne obras do pesquisador e transferências temporárias.
Zezito Guedes faleceu aos 89 anos.
Reprodução/TV Asa Branca Alagoas
Entre suas publicações, destacam-se “Arapiraca Através do Tempo”, lançado no final da década de 1990 e relançado pela Uneal em 2021, e “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, também republicado pela editora da universidade. Suas obras abordam temas como a Feira Livre, a cultura do fumo e as manifestações populares da região.
Nos últimos anos, Zezito enfrentou problemas de saúde e deixou de conceder entrevistas. A causa da morte não foi informada pela família.