MPF recomenda que portões da Ufac abram com duas horas de antecedência no 2º dia de vestibular
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Mais de 5 mil estudantes fazem 1º dia de provas do vestibular de medicina da Ufac
Após transtornos envolvendo o trânsito registrados no primeiro dia do vestibular de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC) emitiu uma recomendação para que os portões do campus sejam abertos com duas horas de antecedência em relação ao início das provas, previsto para às 13h.
⚠️Se a medida for acatada, os portões passarão a abrir às 11h, e não mais às 11h30, como está previsto atualmente no cronograma oficial.
Ao g1, a assessoria da Ufac informou que a pró-reitora de Graduação, prof. Ednaceli Damasceno, consultou o setor jurídico da Cebraspe sobre as possíveis modificações e aguardam o retorno da banca para que, posteriormente, possam informar sobre como irá ocorrer a condução do fluxo.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A recomendação foi assinada pelo procurador da República Lucas Costa Almeida Dias e tem como foco principal o entorno do campus da Ufac, em Rio Branco, onde houve congestionamento intenso na BR-364 no último domingo (11), dificultando a chegada dos candidatos aos locais de prova.
No documento, publicado na noite da última quarta-feira (14) pelo órgão, o MPF pede à Ufac e ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do vestibular, que o tráfego e o acesso dos candidatos aos locais de prova sejam planejados e coordenados para o segundo dia do certame, marcado para o próximo domingo (18).
LEIA TAMBÉM:
Curso de medicina terá vestibular próprio a partir de 2026, decide Ufac
Entenda como funciona o bônus regional da Ufac, que tem sido alvo de ações na Justiça Federal
Vestibular de medicina da Ufac teve questões sobre Chico Mendes, Tratado de Petrópolis e Censo do IBGE no 1º dia
A seleção, que voltou a ser realizada após 14 anos, teve mais de 5 mil inscritos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os candidatos estão na disputa por 80 vagas, sendo duas turmas de 40 a ingressarem no 1º e 2º semestres deste ano.
Segundo o MPF, a situação registrada no primeiro dia comprometeu a mobilidade urbana e colocou em risco o direito de 'acesso à educação'.
Em razão do fluxo elevado de veículos e pessoas, muitos candidatos precisaram abandonar os carros e seguir a pé por longos trechos para não perder a prova.
Vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre - Domingo (11) 1º dia - Rio Branco
Walace Gomes/g1
Na recomendação, o procurador destacou que transporte, segurança e educação são direitos garantidos pela Constituição e que falhas no planejamento podem gerar prejuízos irreversíveis aos participantes do processo seletivo.
Para ele, é necessário adotar medidas preventivas diante da repetição do cenário no segundo dia de aplicação.
"A segunda etapa do vestibular também implicará em elevado fluxo de veículos e pessoas, notadamente nas imediações da UFAC, com impacto na rodovia BR-364", frisou.
Vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre - Domingo (11) 1º dia - Rio Branco
Walace Gomes/g1
O documento também alerta que a falta de providências pode resultar em prejuízos a milhares de candidatos. Foi estabelecido um prazo de 24 horas para que os destinatários informem se vão acatar a recomendação e quais medidas serão adotadas.
O MPF ressalta que o não cumprimento pode levar à adoção de medidas judiciais cabíveis, inclusive em relação a eventos futuros atribuídos à omissão dos responsáveis.
Bloco de Medicina da Ufac, em Rio Branco
Lucas Thadeu/Rede Amazônica
2º dia de provas
A segunda etapa do vestibular está marcada para o próximo domingo (18). Desde a terça-feira (13), a Cebraspe disponibilizou, em seu site, a consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas de Ciências Humanas e de Linguagens.
Já nesta quarta-feira (14), foi aberto o prazo para que os candidatos que desejarem possam interpor recursos contra os gabaritos divulgados.
Ao todo, 80 vagas estão em disputa no processo seletivo, que registrou uma média de cerca de 67,8 candidatos por vaga, segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufac. Além disto, 2.873 candidatos estão inscritos na modalidade de ampla concorrência.
Os portões dos locais de prova abrem às 11h30, fecham às 12h30 e as provas iniciam às 13h. No segundo dia, os candidatos farão as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4h30.
Vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre - Domingo (11) 1º dia - Rio Branco
Walace Gomes/g1
Bônus regional motivou vestibular próprio
Essa é a primeira vez em 14 anos que o curso de medicina da Ufac não é incluído no Sisu. A situação ocorreu após um impasse sobre a legalidade da aplicação do bônus regional.
A Ufac faz uso, desde 2018, desta bonificação de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que fizeram o ensino médio no estado. O g1 tirou algumas dúvidas sobre o que é o bônus e como funciona.
Desde a polêmica em torno do bônus, a Ufac decidiu, em agosto de 2025, que graduações de bacharelado terão edital com base nas notas do Enem, com a manutenção do bônus para todos os cursos no termo de adesão 2025.
Isso aconteceu após o Ministério da Educação (MEC) solicitar a todas as instituições que aplicavam o bônus para que não incluíssem a bonificação no termo de adesão depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o uso de bônus regional.
Como foi o primeiro dia de provas do vestibular de medicina da Ufac em 2026
🗓️ Cronograma
11/1/2026: Aplicação das provas objetivas de Ciências Humanas, Linguagens e redação
13 a 15/1/2026: Consulta individual ao gabarito preliminar (a partir das 19h)
13/1/2026: Divulgação do padrão preliminar da redação
14 e 15/1/2026: Prazo para recursos contra gabaritos e redação
16/1/2026: Divulgação do gabarito preliminar oficial
18/1/2026: Aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática
20 a 22/1/2026: Consulta ao gabarito preliminar da segunda etapa
23/1/2026: Divulgação de gabaritos e relação provisória de documentação deferida
5/2/2026: Divulgação da relação final de documentação deferida
13/2/2026: Resultado final das provas objetivas e resultado provisório da redação
24/2/2026: Divulgação da relação final de renda
9/3/2026: Divulgação do resultado final do vestibular e informações sobre matrícula
24/3/2026: Consulta individual ao espelho de desempenho
VÍDEOS: g1