Mulher tem dedo da mão amputado ao ser atacada com foice por outra em comunidade indígena de RR
14/02/2026
(Foto: Reprodução) Samu na emergência do HGR, para onde vítima foi levada
g1 RR/Arquivo
Uma mulher de 46 anos teve o dedo indicador amputado após ser atacada por outra mulher com um golpe de foice na tarde desta sexta-feira (13), na comunidade indígena Monte Moriá I, no município de Uiramutã, ao Norte de Roraima. O caso é investigado como lesão corporal grave.
De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima participava de um ajuri — mutirão tradicional de trabalho coletivo — em uma roça de plantio e, ao retornar para casa, carregava um saco de milho. Durante o trajeto, ela encontrou uma mulher acompanhada do marido e pediu ajuda para transportar o saco.
A suspeita se exaltou, motivada por ciúmes, e passou a xingar a vítima. Em seguida, atacou a mulher com uma foice, dando um golpe em direção ao pescoço. Para se defender, a vítima colocou a mão na frente e acabou tendo o dedo indicador decepado, além de sofrer um corte profundo na mão.
A mulher foi socorrida inicialmente no posto de saúde da própria comunidade e depois encaminhada ao hospital do município de Uiramutã. Por causa da gravidade dos ferimentos, ela foi transferida para o Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista.
A PM informou que a suspeita fugiu após o ataque e tentou agredir outras pessoas em comunidades da região, incluindo uma gestante. Buscas foram realizadas, mas ela não foi encontrada nem presa.
UPA, AMA ou UBS: Onde procurar atendimento médico
UPA, AMA OU UBS? Onde procurar atendimento médico?
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.