Na primeira viagem internacional do pontificado, Papa Leão XIV visita a Turquia
27/11/2025
(Foto: Reprodução) Leão XIV faz primeira viagem internacional
O Papa Leão XIV chegou nesta quinta-feira (27) à Turquia, na primeira visita do pontificado dele. Os enviados especiais Ilze Scamparini e Maurizio Della Costanza viajaram no avião do Papa.
Quase três horas de voo de Roma a Ancara, em que o Papa Leão XIV se apresentou aos quase 80 jornalistas a bordo. Depois falou da importância da transparência e harmonia nas notícias. Em solo turco, ao lado do presidente Recep Tayyip Erdogan, visitou o mausoléu do fundador da moderna Turquia, Mustafá Kemal Atatürk.
A reunião com Erdogan durou menos de uma hora, mas os discursos foram densos, com mensagens políticas, religiosas e humanas. Os dois líderes entraram na sala com leituras muito diferentes do mundo e, ainda assim, com uma urgência comum: as guerras, principalmente no Oriente Médio.
Erdogan defendeu a causa palestina e um cessar-fogo imediato, e lembrou do papel humanitário da Turquia, ao abrigar mais de 3 milhões de refugiados sírios. Leão XIV falou de proteção aos civis, rejeitou a lógica das imposições dos mais fortes e insistiu no direito internacional como única ponte possível entre povos exaustos. Em um terreno mais estratégico, o Papa destacou o papel singular da Turquia como ponte entre Oriente e Ocidente:
“Uma terra que pode unir aquilo que a política costuma dividir”.
Na primeira viagem internacional do pontificado, Papa Leão XIV visita a Turquia
Jornal Nacional/ Reprodução
Encorajou Erdogan a assumir um papel de mediador, não apenas de voz inflamada em um cenário polarizado, e alertou que o futuro da humanidade está em jogo. Para a Turquia, a visita serve para reforçar protagonismo regional. Para Leão XIV, é o primeiro momento de um pontificado que escolheu começar pelo terreno mais instável do mapa e onde os cristãos, mesmo sendo minoria, possuem um peso histórico.
Antes mesmo de chegar a Istambul, o novo papa deixou Ancara com algo maior que um protocolo. Deixou um aviso. Nesta guerra, e nas que virão, a Santa Sé não ficará como espectadora. Leão XIV chegou a Istambul no começo da noite, com uma imagem mais definida de como poderá ser o seu pontificado.