'Não merecia isso', diz mãe de jovem morto após tiroteio na final da Copa do Craque no Tocantins
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Allyson Pinheiro de Sousa morreu após ser baleado durante a final da Copa do Craque, em Gurupi (TO)
Arquivo Pessoal/Welvis Amorim
Allysson Pinheiro de Sousa, de 22 anos, assistia à final da 39ª edição da Copa do Craque – Taça Oswaldo Stival, quando foi baleado durante um tiroteio que deixou outras quatro pessoas feridas. Ele morreu no hospital com ferimento no peito. O evento aconteceu em Gurupi, na região sul do estado. Dois suspeitos foram identificados e detidos.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os feridos são dois homens e duas mulheres. Eles não tiveram os nomes e identidades divulgados. Um dos homens foi levado para o Hospital Geral de Palmas em estado grave. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o quadro de saúde dele é estável e que segue assistido pela equipe multiprofissional.
Os disparos foram registrados na tarde de domingo (1º), no setor Nova Fronteira. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram que a multidão que estava no campeonato saiu correndo após o início dos disparos (assista ao vídeo abaixo).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Allysson possuía deficiência intelectual e estava no evento acompanhado pelo pai, que não ficou ferido. Segundo Regina Pinheiro do Carmo, mãe do jovem, o crime deixou a família profundamente abalada. "Ele era uma criança especial, meiga, carinhosa e adorava os policiais. Meu bebê não merecia isso", comentou.
O jovem morava em Figueirópolis, a 52 km de Gurupi, e está sendo velado na cidade. Após as 13h30, o corpo seguirá para Dois Irmãos, onde terá uma cerimônia de despedida. O enterro está previsto para a manhã de terça-feira (3), em Dois Irmãos.
LEIA TAMBÉM:
Jovem de 22 anos morre baleado após tiroteio durante final da Copa do Craque no Tocantins
Tiroteio durante final da Copa do Craque deixa feridos no Tocantins; VÍDEO
Suspeitos foram localizados
Vídeos do momento do tiroteio registrados pelas páginas Gurupi Memes e Gurupi News
O evento esportivo contou com a presença de políticos, inclusive do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), da prefeita Josi Nunes (União) e outras autoridades.
A Polícia Militar (PM) informou que a briga teve início por volta das 18h, após o fim da competição e durante um momento festivo, em que estavam sendo utilizados carros de som no local.
Segundo a Polícia Civil, um suspeito de 25 anos chegou ao local armado e tentou atirar contra um adolescente de 15 anos, mas a arma falhou. Em seguida, o adolescente sacou outra arma e disparou várias vezes na direção do homem, que não foi atingido. Os tiros acertaram Allyson e mais quatro pessoas que estavam no local.
A Polícia Militar prendeu o homem e o levou à 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, onde ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, homicídio consumado e quatro tentativas de homicídio. Na casa dele foram encontradas porções de maconha e cocaína. O suspeito foi levado para a Unidade Penal Regional de Gurupi e permanece à disposição da Justiça.
O adolescente também foi levado para a 12ª Central. Ele foi ouvido e vai responder por ato infracional análogo a homicídio consumado, quatro tentativas de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Com ele, foi apreendido com um revólver calibre 38.
A SSP informou que aguarda decisão judicial para saber se o adolescente será internado em uma instituição apropriada. O caso será investigado pela 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Gurupi.
Momento que público correu dos tiros, em Gurupi
Reprodução/Instagram Gurupi Memes
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.