Nova Carteira de Identidade: Detran-RJ terá atendimento exclusivo para idosos e PCDs neste sábado
28/11/2025
(Foto: Reprodução) Nova carteira de identidade nacional já está sendo emitida
Neste sábado (29), o Detran-RJ abrirá os postos de identificação civil em todo o estado para atender, exclusivamente, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs) que desejam emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A iniciativa busca atender à elevada demanda de idosos que precisam do documento para realizar a prova de vida. Não será necessário agendamento prévio. Para ser atendido, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento ou a de casamento (original ou cópia autenticada) e o número do CPF.
O atendimento será realizado das 8h às 14h nos postos e das 10h às 14h nas unidades localizadas em shoppings.
Não haverá atendimento nos postos do Shopping Iguatemi (Vila Isabel), da FIA (Botafogo), da Muzema — todos na capital —, e nos municípios de Miguel Pereira, Santa Maria Madalena e Cambuci.
Para os cidadãos PCDs, será obrigatório apresentar laudo médico indicando o tipo e o grau da deficiência, com o respectivo código CID (Classificação Internacional de Doenças).Também é importante levar um comprovante de residência e, no caso de naturalizados, o certificado de naturalização.
A Carteira de Identidade Nacional, emitida pelo Detran-RJ desde 2023, utiliza o CPF como único número de identificação. O modelo atual, com número de RG, continuará válido até 2032.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Agência Brasil
Veja perguntas e respostas sobre o novo documento.
A nova CNI é obrigatória?
Sim. A antiga carteira de identidade ainda não perdeu a validade, mas só será aceita até 28 de fevereiro de 2032.
O que muda com a nova identidade?
A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.
Qual motivo da unificação entre RG e CPF?
Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.