Novo Terminal Hidroviário é entregue em Santana após 70 anos
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Santana ganha nova estrutura pública de embarque e desembarque de passageiros
O novo Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá foi entregue nesta sexta-feira (30), em Santana. A estrutura passa a concentrar o embarque e desembarque de passageiros do transporte fluvial, antes realizado em um espaço antigo em funcionamento desde 1957.
A obra foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e custou R$ 30 milhões com recursos do governo federal e emendas parlamentares.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
De acordo com o superintendente do DNIT, Marcello Linhares, o novo terminal representa uma mudança significativa para o transporte fluvial no estado.
“Essa estrutura é moderna e garante mais conforto e segurança para os passageiros que antes utilizavam um porto antigo e sem condições adequadas. Com isso, esse novo espaço pode receber embarcações muito maiores, sem comprometer o funcionamento", afirmou.
A nova estrutura tem cerca de 4 mil metros quadrados e conta com sala de espera climatizada, guichês para venda de passagens, estacionamento, lanchonetes e área de contemplação.
Novo Terminal Hidroviário é entregue em Santana após 70 anos.
Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Motorista de aplicativo é indiciado após negar transporte a cadeirante e ofendê-lo no Amapá
Porto de Santana registra recorde na exportação de grãos em 2025
O espaço também serviços de apoio aos usuários e aos órgãos de controle, como:
Posto ambulatorial;
Fiscalização da Receita Federal;
Escritório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
Escritório da Polícia Federal;
Juizado da Infância e da Adolescência.
Nilda Pereira é moradora de Santana e utilizava com frequência o transporte fluvial para viagens. Para ela, a entrega do novo terminal deve tornar o deslocamento mais fácil para quem depende desse serviço.
"O porto vai trazer muitos benefícios para quem mora aqui. Sempre utilizei o antigo para ir a Belém e agora eu sei que poderei fazer mais viagens num espaço melhor. Talvez eu dê até um passeio por lugares que nunca fui antes", conta.
História
A entrega ocorre após quase 70 anos de uso do antigo porto, inaugurado em 1957, durante o governo do então presiodente Juscelino Kubitschek.
Inicialmente, a estrutura era utilizada para o escoamento de minerais e, com o passar do tempo, passou a atender o embarque e desembarque de passageiros.
Novo Terminal Hidroviário é entregue em Santana após 70 anos.
Crystofher Andrade/g1
Novo Terminal Hidroviário é entregue em Santana após 70 anos.
Divulgação
*Estagiário sob supervisão da editora Josi Paixão
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: