Operação mira em responsáveis por maior carga de cocaína já apreendida em SC
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Caminhão com 1,3 tonelada de cocaína: PRF faz maior apreensão da história em SC
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (Ficco) deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), uma operação para desarticular o grupo logístico por trás da maior apreensão de cocaína já registrada no estado, segundo a Polícia Federal. A ação cumpre 4 mandados de prisão e 10 de busca visando organizadores e financiadores do esquema.
A apreensão ocorreu em 6 de novembro de 2024, na BR 101, em Itajaí, no Litoral Norte, quando a PRF localizou 1,3 tonelada de cocaína no baú de um caminhão. Na ocasião, a droga foi apreendida e o caminhoneiro preso em flagrante.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com a investigação sobre o caso, as autoridades identificaram outros envolvidos ligados ao tráfico internacional de drogas. Entre eles, “elos financeiros e logísticos supostamente conectados à remessa, cujos desdobramentos são alvo desta nova operação”, informou a Polícia Federal.
COMO FOI: apreensão de 1,3 tonelada de cocaína
Imagem mostra apreensão de drogas em novembro de 2024
Polícia Federal/Divulgação
Como foi a apreensão
A apreensão ocorreu na BR-101, em Itajaí. Segundo a PRF, o condutor estava sozinho e transportava volume significativo de guaranis (dinheiro paraguaio) e chegou a dizer que levava telefones celulares na carga, o que não foi comprovado.
A carreta saiu de Foz do Iguaçu (PR), a cerca de 845 km do local da abordagem, e a suspeita é de que o destino da droga seria o mercado internacional, por meio de exportação pelo Porto de Imbituba, no Litoral Sul.
PRF apreendeu 1,3 tonelada de cocaína em SC
PRF/ Divulgação
A Ficco é uma força-tarefa da Polícia Federal brasileira que integra também a Polícia Civil, Militar, Rodoviária Federal e Penal. As ações combatem o crime organizado, focando no tráfico de drogas e armas, desarticulação financeira e lavagem de dinheiro de facções.
*Reportagem em atualização
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias