'Parecia que ia acabar o mundo': moradores relatam medo e prejuízo após tempestade em Elias Fausto
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Chuva causa destelhamentos, queda de árvores e falta de energia em Elias Fausto
"Parecia que ia acabar o mundo. Foi horrível, horrível. Eu nunca vi chuva desse jeito". Essa foi a descrição da tempestade que atingiu Cardeal, distrito de Elias Fausto (SP), no sábado (10), feita por uma moradora.
O ponto mais afetado foi o único posto de saúde do distrito. O telhado foi arrancado, atingiu carros, fiação elétrica e foi parar nas casas do outro lado da rua.
"Muito nervoso, muito assustador, um barulho muito forte, o vento, pedra, tudo junto. A gente achou que era uma asa de um avião e estava muito forte mesmo, a sensação foi terrível mesmo", relatou a auxiliar administrativa Francineide Silva.
Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Chuva forte causa destelhamento e quedas de árvores em Elias Fausto
Dentro do posto de saúde, a sala do dentista e a farmácia não tem laje, só gesso E, por isso, ficaram mais destruídas. Equipamentos molharam e foram cobertos depois da chuva. Os danos ainda serão avaliados. O prédio ficou sem energia, com várias poças e goteiras de água pelas salas.
De imediato, foram retiradas as vacinas e medicamentos. Os prejuízos estão sendo avaliados.
"Na segunda-feira (12) e terça-feira (13) estará fechado o atendimento [no posto de saúde] aqui em Cardeal. Esse atendimento será em Elias Fausto, no hospital nosso", explicou o prefeito da cidade, Tato Bicudo.
Quedas de postes, outdoor e árvores
Parte de uma escola ficou destelhada. Perto dela, no parquinho do distrito e em outros pontos da Avenida Nossa Senhora Aparecida, árvores caíram. Também houve queda de postes, que partiram ao meio. Na entrada do distrito, um outdoor entortou e caiu.
Em um barracão de montagem de embalagens de papelão, parte do material foi perdida. Um dos portões da empresa chegou a entortar.
"A calha levantou e saiu da posição. Então toda a água que vem da calha não tem mais caminho pela tubulação e desce pelas paredes. Escorria pelo telhado pelas paredes naquela parte onde fica armazenada já a matéria-prima em processo. Então, acabou tendo alguma perda aí, mas não absurda, mas perdeu alguma coisinha aí, que a gente não contabilizou ainda", relatou Márcio Rodrigues, diretor industrial da empresa.
Trecho de Elias Fausto após chuva forte
Prefeitura de Elias Fausto
Família faz mutirão para arrumar casa
Em uma casa das proximidades, uma família inteira trabalhava para arrumar o que foi destruído. No imóvel, mais da metade do telhado foi levada pelo vento.
"Caiu forro, caiu tudo em cima das camas, das coisas ali. Graças a Deus que não tinha ninguém na casa na hora, mas foi muito forte", contou o pintor Bruno Pereira.
A casa é da avó dele, mas ela não estava na hora do vendaval.
"A gente nem deixou minha vó vir pra ela não ver o estrago. Ela já tem quase 80 anos, então, a gente deixou ela na casa do meu tio, esperando arrumar, pra depois trazer ela pra não assustar", explicou.
"Inexplicável e rápido demais. O telhado da casa do meu vizinho levou junto, a minha calha foi embora, o forro de PVC. Foi tudo por água abaixo", lamentou outro morador.
Em nota, a CPFL Paulista informou que Elias Fausto foi atingido por fortes ventos, que causaram danos pontuais na rede elétrica e provocaram interrupções no fornecimento de energia. "Mais de 99% dos clientes afetados já tiveram o serviço restabelecido. As equipes da concessionária seguem mobilizadas e atuando com segurança para normalizar totalmente o atendimento no menor tempo possível", acrescentou.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba