Pinscher Gugu, que viralizou ao ouvir Marisa Monte para lidar com estresse, morre aos 18 anos no DF
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Pinscher Gugu, de 18 anos, faz acupuntura e ouve Marisa Monte para lidar com estresse
Morreu nesta segunda-feira (15), aos 18 anos, o pinscher caramelo Gutinho Freitas, ou "Gugu" para os íntimos. O cãozinho viralizou nas redes sociais, em novembro, ao fazer sessões de acupuntura e musicoterapia para se acalmar.
Vídeos divulgados pela tutora e pela equipe de veterinários comparavam o "antes" – Gugu rosnando e incomodado pelos problemas de saúde da idade avançada – e o "depois" – ele repousando ao som de Marisa Monte e Roberto Carlos.
"Meu amorzinho peludo partiu ontem [segunda], voltou pra casa dele nos jardins do Senhor! Obrigada por todo carinho e atenção", escreveu a tutora, Josilene Freitas, em mensagem ao g1.
Pinscher Gugu, de 18 anos, faz acupuntura e ouve Marisa Monte para lidar com estresse
Gugu vivia desde "bebê" com a tutora Josilene Freitas, em Águas Claras – e se tornou uma verdadeira celebridade na clínica veterinária que o atendia.
"Desde pequeno ele é grudado em mim, muito inteligente, esperto e nervosinho. Levava ele para todo lugar, inclusive para cantar no banheiro" contou a tutora ao g1 em novembro.
GIF: Gutinho Freitas, pinscher de 18 anos que se acalma com acupuntura e Marisa Monte
Arquivo pessoal
Responsável pelos cuidados de Gugu, a veterinária Dayanne Mayra afirmou ao g1 à época que a acupuntura era essencial para aliviar as dores articulares e o estresse típico de cães nessa idade.
"A gente iniciou a reabilitação com as técnicas de acupuntura, junto com homeopatias injetáveis e aromaterapia Essas técnicas são importantes para o tratamento dele porque ajudam a dar mais conforto, a melhorar o equilíbrio, a dar mais qualidade de vida", disse, naquele momento.
Nos últimos anos de vida, Gugu recebeu uma atenção complexa e especializada. Além da acupuntura e da aromaterapia, o cachorrinho recebeu sessões de ozonioterapia e fisioterapia motora. Tudo, para acalmar o cão e ajudá-lo a manter funções vitais como caminhar, comer e fazer xixi.
🔎 No Brasil, procedimentos como acupuntura, homeopatia e aromaterapia são chamados de "terapias alternativas", "complementares" ou "integrativas", inclusive para seres humanos. Isso, porque as evidências científicas são variáveis e não há consenso da eficácia entre cientistas.
Veja abaixo mais imagens de Gugu – uma foto da "infância" e outra ao lado da tutora:
Foto da 'juventude' de Gutinho Freitas, pinscher hoje com 18 anos
Arquivo Pessoal
Josilene Freitas e o pinscher Gutinho Freitas, de 18 anos
Arquivo pessoal
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.