Prefeito e vice de Brejo Alegre perdem mandato por transferir eleitores de cidade para soma de votos
19/11/2025
(Foto: Reprodução) Prefeito de vice de Brejo Alegre (SP) perdem o mandato
Reprodução/Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Brejo Alegre, Rafael Alves dos Santos (PSD), e do vice-prefeito, Wilson Marques Leopoldo, do mesmo partido. Eles são acusados de transferir eleitores de outras cidades para o município para soma de votos, durante a eleição municipal do ano passado. A Presidência da Câmara dos Vereadores da cidade foi notificada da decisão na terça-feira (18).
A ação ocorreu após uma denúncia enviada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceram a prática de abuso de poder político e econômico pelos políticos. Cabe recurso das decisões.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Além de cassar os diplomas, o juiz declarou nulos os votos do prefeito e do vice. Rafael ainda ficou inelegível por oito anos. Com isso, eles perdem os mandatos.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A defesa dos políticos informou à TV TEM que uma medida judicial foi concedida para que eles permaneçam no cargo durante o andamento processual.
O presidente do Legislativo, Edson Takao Sakuma (MDB), informou à reportagem que a Mesa Diretora da Casa vai elaborar um ato administrativo declarando a perda do mandato do prefeito e do vice.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM