Prefeitura de Ilhabela confirma 120 desalojados após temporal que deixou dois mortos
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Estragos do temporal no bairro Perequê, em Ilhavela
Guilherme Ferraz/TV Vanguarda
A Prefeitura de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, confirmou na tarde desta quarta-feira (17) que há 120 pessoas desalojadas pós as fortes chuvas que atingiram o município na noite desta terça-feira (16) e resultaram em duas mortes.
O arquipélago abriu seis escolas públicas para acolher famílias que tenham ficado desabrigadas. São elas:
Escola Municipal Eva Esperança Silva - R. Angelina Pinto Oliveira, 409, Água Branca.
Escola Municipal Iracema França Lopes Correa - R. Angelina Pinto de Oliveira, 277, Água Branca.
Escola Municipal Pref. Roberto Fazzini - Estrada da Toca, 123.
Escola Municipal Maria Catarina de Camargo Roefero - R. Pedro Ribeiro Pontes, 46, Reino.
Escola Municipal Pref. Eurípedes da Silva Ferreira - R. Bahia, 205, Barra Velha.
Escola Municipal Dr. Salvador Arena - R. Benedito Mariano Leite, 725, Barra Velha.
Temporal causa estragos e mata duas pessoas em Ilhabela
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o número atualizado de desabrigados é de quatro moradores.
🔎 Desalojado é quem precisa sair de casa temporariamente por risco de chuva, mas vai para casa de amigos/parentes; já o desabrigado perdeu o lar por desastre e precisa de abrigo público/do estado.
Além disso, a prefeitura está recebendo doações para as famílias atingidas pela chuva. Serão aceitas doações de alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, roupas e calçados em bom estado, roupas de cama e banho, além de água mineral.
O Fundo Social de São Sebastião também abriu um ponto de coleta de doações. Elas podem ser entregues na sede do Fundo Social, localizada na Rua Capitão Luiz Soares, 33, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ilhabela foi atingida por forte temporal na noite de terça-feira.
Reprodução/TV Vanguarda
Mortes em Ilhabela
O alto volume de chuva em Ilhabela causou duas mortes no município nesta terça-feira (16). Uma das vítimas foi soterrada e a outra foi arrastada pela correnteza. A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
De acordo com os bombeiros, um deslizamento de terra na Rua Deolino Mariano Leite, no bairro Zabumba, na região do Barra Velha, derrubou um muro que dividia dois terrenos.
A construção não suportou o volume de água e de terra e, por isso, acabou cedendo. Artemio Guedes, de 78 anos, estava fechando o portão de casa quando foi atingido pelos escombros do muro e pela lama.
Duas pessoas morrem durante chuva em Ilhabela, SP
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Segundo a corporação, o idoso ficou soterrado nos escombros. Foi mobilizada uma operação de buscas com o auxílio de uma retroescavadeira. Após cerca de duas horas de buscas, o corpo do idoso foi encontrado. O imóvel foi interditado devido ao comprometimento estrutural.
A outra vítima é Angelo Ricardo Repetto, de 84 anos. O idoso foi arrastado pela correnteza na Avenida Faria Lima, no bairro Água Branca, devido à elevação das águas de uma cachoeira.
Uma forte correnteza se formou e desprendeu um deck nos fundos da residência onde estava o morador. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram as buscas pelo idoso, que foi encontrado morto.
Estragos
Ilhabela também registrou outros estragos por causa da chuva, como quedas de árvores e de taludes. A Ponte Ernesto de Oliveira X Mazagão foi parcialmente interditada por dano estrutural.
Já a Estrada do Parque de Castelhanos foi interditada por causa de um deslizamento de terra - por lá, os moradores estão ilhados, sem poder sair ou entrar no bairro por causa do bloqueio.
VÍDEO: Forte correnteza arrasta carros por ruas alagadas em Ilhabela, SP
Jairo Maná Vidros e Thiago Marcenaria Lima
Famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes. Escolas públicas também foram abertas para receber desabrigados.
O município registrou 113 milímetros de chuva num período de 12 horas e 154 milímetros em 24 horas. Na manhã desta quarta-feira (17), ainda chovia em Ilhabela.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina