Ramal Camaragibe do metrô chega ao segundo dia sem funcionar; veja estações fechadas e linhas de ônibus com reforço
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Ramal de Camaragibe chega ao segundo dia sem funcionar no Metrô do Recife
O Ramal Camaragibe, do Metrô do Recife, chegou ao segundo dia sem funcionar, afetando até 40 mil passageiros (veja vídeo acima). O trecho da Linha Centro está paralisado desde as 22h50 da quarta-feira (18), quando ocorreu "uma queda da rede aérea", segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A Linha Sul e o Ramal Jaboatão continuam operando normalmente.
Nesta sexta-feira (20), técnicos da CBTU ainda atuam no conserto da falha no Ramal Camaragibe, mas ainda não há previsão para normalização total do funcionamento. Durante a manutenção, foram encontrados problemas técnicos na etapa final dos testes, de acordo com a companhia.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Até o final da manhã desta sexta, os trens devem voltar a circular pelo Ramal Camaragibe em via singela entre as estações Camaragibe e Rodoviária -- que é quando o mesmo trilho se reveza para ida e vinda dos trens, segundo a companhia.
Enquanto o funcionamento não é retomado, permanecem fechadas as cinco estações do Ramal Camaragibe. São elas:
Alto do Céu;
Camaragibe;
Cosme e Damião;
Curado;
Rodoviária.
Os passageiros acabam por recorrer a meios de transportes alternativos, como os ônibus. Para diminuir atrasos e lotação, o Grande Recife Consórcio de Transporte ativou linhas emergenciais. O esquema montado conta com:
ativação da linha 2481 - TI Camaragibe / TI TIP;
reforço da linha 2450 - TI Camaragibe (Centro).
Aviso do Ramal Camaragibe fechado na Estação Joana Bezerra do Metrô do Recife
Reprodução/TV Globo
Problemas recorrentes no metrô
O Metrô do Recife enfrenta, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema metroviário não funciona aos domingos por causa de obras de manutenção nas linhas Centro e Sul.
Em dezembro de 2025, os governos federal e de Pernambuco anunciaram a assinatura de um acordo para "estadualizar" a administração do Metrô do Recife e, a partir disso, viabilizar um estudo para a concessão do sistema de transporte à iniciativa privada.
Confira, abaixo, paralisações que ocorreram no metrô em 2025:
17 de dezembro: Linha Centro foi interditada após um curto-circuito na rede aérea do sistema em pleno horário de pico;
27 de novembro: Linha Centro ficou sem funcionar após falha na energia de tração dos trens;
3 de novembro: uma greve dos metroviários fechou todas as 36 estações do Metrô do Recife por três dias, período em que os passageiros precisaram recorrer aos ônibus;
25 de outubro: um trem que levava passageiros pegou fogo no Metrô do Recife, em um incêndio sem vítimas, mas a Linha Centro foi interditada;
18 de agosto: o Metrô do Recife ficou sem funcionar por 24 horas, com todas as estações fechadas em protesto dos metroviários contra privatização no mesmo dia em que o presidente Lula visitou Pernambuco;
10 de junho: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados;
16 de maio: por causa da chuva, a linha a diesel de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e Curado.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias