(Foto: Reprodução) Rio pode ser a capital mais quente do país no final de semana
Reprodução/RJ2
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o terceiro nível do Protocolo de Calor da prefeitura às 11h30 deste sábado (10). O índice é caracterizado quando há registro de índices de calor alto, de 36ºC a 40ºC, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
O Calor 3 é o nível que antecede os dois níveis considerados mais críticos. O índice alerta que moradores e turistas redobrem os cuidados com a saúde.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A expectativa é que, nesta sexta, as temperaturas cheguem a 39ºC neste sábado e, no domingo (11) e na segunda (12), aos 40°C, de acordo com o Inmet..
O avanço do calor marca uma mudança em relação aos últimos dias. Na última segunda-feira (5), por exemplo, a capital fluminense registrou temperatura máxima de 26,6°C, cenário bem mais ameno do que o esperado para este fim de semana.
Monitora RJ
Indicação de calor extremo no Monitora RJ
Divulgação
De acordo com o Governo do Rio de Janeiro, várias cidades do estado terão calor intenso. A previsão do Monitora RJ, do governo estadual, é de que sete municípios entrem em nível severo. Com isso, a população deve estar alerta aos cuidados com a saúde.
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do RJ (CIS/SES-RJ) informa que há previsão de excesso de calor a partir do domingo (11).
Sete municípios entram em nível Laranja – Severo: Belford Roxo; Japeri; Marica; Piraí; Queimados; São Gonçalo; Seropédica; Nova Iguaçu; Guapimirim; e Itaguaí.
Na segunda (12), o cenário se intensifica, e a capital fluminense entra na lista, e continua na terça-feira (13), com estimativa de nível Vermelho – Extremo em Guapimirim.
Recomendações para a população
A recomendação das autoridades é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e redobrar os cuidados com a saúde.
Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
Utilizar roupas leves e frescas;
Evitar bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar. Pode provocar desidratação;
Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde;
Não deixar de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
Cuidados com pets: evite passeios entre 10h e 16h e cheque a temperatura do solo. Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental;
Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede.