Rio tem 55 mil inscritos para trabalhar como ambulante nos blocos de carnaval; 15 mil foram sorteados
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Bloco Sargento Pimenta lota Aterro do Flamengo
Alex Ferro/Riotur
A Riotur e a Dream Factory divulgaram os números do credenciamento de ambulantes que vão trabalhar no Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2026. Ao todo, 55 mil pessoas se inscreveram, e 15 mil foram sorteadas para atuar de forma regularizada durante os blocos, entre os dias 17 de janeiro e 22 de fevereiro, período oficial da folia.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
O calendário do carnaval de rua deste ano prevê 465 desfiles autorizados, distribuídos por todas as regiões da cidade, com concentração maior no Centro e na Zona Sul. O período inclui ensaios, dias oficiais de carnaval e o pós-carnaval.
Público canta trecho final de “Hey Jude” com o Sargento Pimenta
Segundo a Riotur, os ambulantes sorteados começam a receber os kits de trabalho ainda nesta semana, após o agendamento feito no início de janeiro. A credencial permite a atuação durante todo o período oficial do carnaval de rua.
O processo de credenciamento foi iniciado no dia 23 de dezembro de 2025 e terminou em 7 de janeiro, com inscrições feitas exclusivamente pela internet, no site carnavalderua2026.com.br.
Para participar, era necessário ser brasileiro, maior de 18 anos, e apresentar documento de identidade ou CNH, CPF e comprovante de residência no município do Rio.
Diante da alta procura, a Prefeitura do Rio manteve o modelo de sorteio eletrônico para o preenchimento das vagas. De acordo com a Riotur, a medida garante organização, transparência e igualdade de acesso às oportunidades de trabalho durante a festa.
“O Carnaval de Rua é uma das maiores expressões culturais do Rio e também um potente motor de inclusão produtiva. O credenciamento dos ambulantes assegura igualdade de acesso às vagas, organização do espaço urbano e oportunidades reais de trabalho”, afirmou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
Multidão canta sucessos dos Beatles no Bloco Sargento Pimenta no Aterro do Flamengo na segunda de carnaval no Rio
Riotur
Os números repetem a tendência registrada no carnaval anterior. Em 2025, foram 55.957 inscritos, um crescimento de 65% em relação a 2024, quando cerca de 34 mil pessoas se cadastraram.
Naquele ano, o carnaval de rua reuniu mais de 8 milhões de foliões e movimentou cerca de R$ 5,5 bilhões na economia carioca, com impacto direto nos setores de turismo, comércio, gastronomia, transporte e serviços.
Carnaval espalhado pela cidade
O Carnaval de Rua de 2026 promete ser um dos maiores dos últimos anos. A Riotur recebeu 803 inscrições de blocos, um aumento de 17% em relação a 2025. A estimativa inicial é de 465 desfiles autorizados, incluindo 35 blocos estreantes.
Foliã no desfile do Monobloco
Fernando Maia/Riotur
O Centro do Rio segue como o principal palco da festa, com previsão de 135 desfiles, incluindo os megablocos. A Zona Sul aparece em seguida, com 100 cortejos. A Grande Tijuca deve receber 63 desfiles, enquanto outros bairros da Zona Norte somam 56 apresentações. A Zona Oeste terá 46, as Ilhas 37, Jacarepaguá 12, e a região da Barra, Recreio e Vargens contará com 16 desfiles.
Megablocos confirmados
Em 2026, o Rio terá 10 megablocos desfilando no Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, no Centro, ao longo do calendário oficial do carnaval de rua. Estão confirmados:
Janeiro
24/01 – Chá da Alice
25/01 – Bloco da Lexa
31/01 – Bloco da Gold
Fevereiro
01/02 – SeráQAbre?
07/02 – Bloco da Favorita
08/02 – Cordão do Boitatá
14/02 – Cordão da Bola Preta
15/02 – Cordão do Boitatá
17/02 – Fervo da Lud
21/02 – Bloco da Anitta
22/02 – Monobloco
As datas específicas de cada desfile ainda serão divulgadas pela Riotur. O tradicional Cordão do Boitatá, que costumava desfilar no pré-carnaval, passa a integrar oficialmente o circuito dos megablocos em 2026.