Serial killer teria matado mulher para incriminar ex-namorado PM que era casado, diz investigação
14/10/2025
(Foto: Reprodução) A Polícia Civil de São Paulo investiga uma série de assassinatos atribuídos a Ana Paula Veloso Fernandes, estudante de Direito de 36 anos, apontada como uma possível serial killer. Segundo as investigações, ela teria envenenado e matado pelo menos quatro pessoas entre janeiro e maio deste ano. Em todos os casos, Ana Paula foi a última pessoa a ter contato com as vítimas e a primeira a acionar a polícia.
Um dos crimes foi o assassinato de Maria Aparecida Rodrigues, em abril, na capital paulista. De acordo com a polícia, Ana Paula teria matado a vítima com o objetivo de incriminar um ex-namorado, policial militar e casado, com quem teve um breve relacionamento.
Após o término do caso, Ana Paula teria arquitetado um plano de vingança. Usando um nome falso — “Carla” — ela conheceu Maria Aparecida por meio de um aplicativo de namoro. Segundo a polícia, no encontro, Ana Paula convenceu a vítima a comprar um chip de celular e escrever um bilhete com frases como “homem perigoso” e “vai me matar”, mencionando o nome do PM. Em seguida, ofereceu um bolo envenenado à mulher, que morreu horas depois.
"Ela conheceu através de um aplicativo de namoro e minha mãe só falou dela um dia antes de ela sair com ela", conta a filha da vítima.
Apesar da tentativa de manipular a cena do crime, o boletim de ocorrência foi inicialmente registrado como morte natural, o que teria frustrado Ana Paula. Dias depois, ela voltou a procurar a polícia, alegando ter encontrado outro bolo supostamente envenenado em sua sala de estudos, acompanhado de um bilhete assinado com o nome da esposa do policial com que ela se envolveu. A intenção, segundo os investigadores, era reforçar a narrativa de que o PM estaria envolvido em uma tentativa de envenenamento.
Policial: Mas como sabe que esse bolo é envenenado, senhora?
Ana Paula: Todo mundo já cheirou o bolo e está sentindo um odor forte.
"A gente passou a desconfiar do comportamento dela, ela comparecia constantemente à delegacia para saber do inquérito, saber se o bolo estava mesmo envenenado, esse é o ponto de virada da investigação. Estávamos diante de uma serial killer e começamos aí uma luta contra o tempo. O nosso medo era que ela viesse a matar outras pessoas", diz o delegado Halisson Ideião.
Ana Paula é considerada uma assassina em série pela polícia de São Paulo
Reprodução/TV Globo/Fantástico
Outros crimes e investigação
Além de Maria Aparecida, Ana Paula é suspeita de matar Marcelo Fonseca, em Guarulhos; Raider Maheris, um tunisiano de 21 anos com quem também se relacionou; e Neil Correia da Silva, no Rio de Janeiro, este último em um suposto assassinato por encomenda, a pedido da filha da vítima, Michele Paiva de Queiroz.
Ana Paula e sua irmã, Roberta, que teria participado de parte dos crimes, estão presas. Michele também foi detida na faculdade onde estuda, no Rio. A polícia afirma que Ana Paula apresentava comportamento manipulador e prazer em matar, sendo investigada como uma serial killer pelo Núcleo de Análise Comportamental do DHPP.
A defesa das irmãs nega as acusações. Em depoimento, Ana Paula admitiu envolvimento em alguns casos, mas negou o uso de veneno. A conclusão do inquérito ainda depende de laudos periciais e novas diligências.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Estudante de Direito é suspeita de envenenar e matar pelo menos quatro pessoas
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.