Trabalho de retirada de ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga, AL, é concluído
05/07/2025
(Foto: Reprodução) Vinte pessoas morreram e 28 ficaram feridas em novembro de 2024. Veículo passará por uma perícia, que deve ajudar a esclarecer as causas do acidente. Ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga é removido do local do acidente
Polícia Científica
O trabalho de retirada do ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, foi concluído na manhã deste sábado (5). O acidente aconteceu em novembro de 2024 e deixou 20 pessoas mortas e 28 feridos. Agora, o veículo será encaminhado para perícia.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
O objetivo é identificar as causas do acidente, que até então não puderam ser completamente investigadas devido à posição em que o veículo permaneceu desde o dia do acidente. A investigação do caso foi concluída sem que culpados fossem apontados.
Peritos criminais contarão com o apoio de um mecânico para fazer a análise técnica dos sistemas de freios, suspensão, direção, transmissão e outros componentes essenciais.
O veículo envolvido no acidente é um ônibus escolar, cedido pela prefeitura de União dos Palmares, que seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. A viúva do motorista do ônibus informou que o marido dela relatou problemas mecânicos no dia do acidente (veja ao final da matéria).
"Ele disse que o ônibus estava com problema na borracha, que causava [defeito] no freio. Eu acho que foi o que aconteceu na Serra da Barriga porque quando ele falou isso, ele já sabia que aquele ônibus estava com algum problema", contou.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de União dos Palmares proíbe o tráfego de ônibus na Serra da Barriga após acidente
VÍDEO mostra resgate e desespero de sobreviventes do acidente com ônibus na Serra da Barriga
Ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga é removido do local do acidente
Polícia Científica
Retirada do ônibus mobilizou vários profissionais e maquinários
A remoção do ônibus foi iniciada em 25 de junho. O ônibus estava em uma área de mata fechada e íngreme, com cerca de 200 metros de profundidade. Foi preciso utilizar guinchos, cabos de aço, maquinário pesado e especialistas em resgate de veículos de grande porte.
Por causa da complexidade do terreno, os técnicos optaram por dividir o ônibus em duas partes para viabilizar a remoção:
A primeira parte foi retirada na quarta-feira (2), quando o trecho traseiro foi cortado e içado até um ponto de apoio no alto da serra.
A segunda parte, considerada essencial para os trabalhos periciais, foi resgatada na noite de sexta-feira (4).
A operação de resgate mobilizou uma força-tarefa composta por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), das polícias Civil e Científica e uma empresa terceirizada responsável pelos guinchos.
Ônibus que caiu de ribanceira na Serra da Barriga é removido do local do acidente
Polícia Científica
Motorista aparece em áudio falando sobre falha de ônibus em acidente na Serra
Motorista aparece em áudio falando sobre falha de ônibus em acidente na Serra