(Foto: Reprodução) Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa em 1ª reunião do Conselho de Paz em 19 de fevereiro de 2026.
AP Photo/Mark Schiefelbein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a primeira reunião de seu Conselho da Paz, lançado há um mês em Davos, nesta quinta-feira (19).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O encontro, segundo a Casa Branca, conta com delegações de mais de 20 países. Trump o iniciou fazendo elogios aos líderes dos países que aceitaram fazer parte do conselho, entre eles o argentino Javier Milei.
Ao exaltar a paz conquistada no Oriente Médio, além de falar sobre o acordo mediado pelos EUA entre Israel e o Hamas para dar fim à guerra na Faixa de Gaza, o presidente americano também citou o Irã. Relembrou o ataque feito às instalações nucleares do país em junho do ano passado e afirmou:
"Boas conversas estão sendo mantidas, temos que fazer um acordo significativo. Descobrirei o que fazer em cerca de 10 dias. Eles não podem ter uma arma nuclear".
Foto de família com presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes de outros países em 1ª reunião do Conselho de Paz em 19 de fevereiro de 2026.
REUTERS/Kevin Lamarque
Sobre Gaza, havia expectativa de que Trump anunciasse o envio de tropas para o território, porém ele falou que não acredita que a presença de soldados será necessária.
Segundo o republicano, "parece que o Hamas vai se desfazer de suas armas" e "Gaza não é mais um foco de radicalismo e terrorismo".
O Conselho da Paz surgiu com o objetivo de ajudar na estabilização de Gaza após o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas. No entanto, há preocupações de que o órgão tente atuar em outros conflitos e funcione como uma "ONU paralela".
Em conversa com Trump, Lula propõe que ‘Conselho da Paz’ se limite à Faixa de Gaza
LEIA TAMBÉM
EUA estão prontos para possível ataque ao Irã no fim de semana, diz imprensa americana
Putin comenta crise em Cuba e diz que restrições impostas pelos EUA são 'inaceitáveis'
VÍDEO: avalanche na Itália deixa 3 esquiadores mortos nos Alpes
Reconstrução
Trump exibe tratado de paz de Gaza
Fabrice Coffrini/AFP
Em janeiro, durante o lançamento do Conselho da Paz, Trump apresentou os planos de reconstrução de Gaza. O presidente dos Estados Unidos mostrou um mapa com a divisão do território em áreas residenciais, industriais e turísticas.
O projeto prevê a construção de 180 arranha-céus ao longo de toda a faixa litorânea, voltados ao turismo. O plano também inclui 100 mil unidades habitacionais em Rafah, no sul da Faixa, na fronteira com o Egito.
“A prioridade número um será a segurança, obviamente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com os israelenses para encontrar uma maneira de reduzir a tensão, e a próxima fase é trabalhar com o Hamas na desmilitarização”, disse Jared Kushner, conselheiro e genro de Trump.
Parte do plano dos Estados Unidos para a reconstrução da Faixa de Gaza, apresentado no Fórum Econômico Mundial, em 22 de janeiro de 2026.
Reprodução/ g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1