Vacinação de gestantes contra VSR começa em Piracicaba para reduzir riscos de bronquiolite e pneumonia; veja como funcionará
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Caixas com imunizantes contra o vírus sincicial respiratório em Piracicaba (SP)
Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
A Prefeitura de Piracicaba informou que começou, nesta terça-feira (9), a vacinação de gestantes a partir da 28ª semana contra o vírus sincicial respiratório (VSR). É a primeira vez que o imunizante é oferecido pela rede pública de saúde.
O VSR causa infecções nas vias respiratórias em bebês pequenos. A vacinação durante a gestação estimula a produção de anticorpos que são transferidos para o bebê ainda no útero, oferecendo proteção nos primeiros seis meses de vida, período em que há maior risco de quadros graves de bronquiolite e pneumonia, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda de acordo com a pasta, até 25 de novembro deste ano, foram registrados 152 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por VSR, sendo 110 em crianças menores de um ano.
Quem pode se vacinar?
Quantas doses são?
Onde será aplicada em Piracicaba?
O que apresentar para vacinação?
Vacina contra o VRS pode ser aplicada com outras?
A população estimada de gestantes no município é de 4.817 e a meta da Saúde é que, pelo menos 80% das gestantes recebam o imunizante. Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o tema.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Quem pode se vacinar?
Qualquer gestante a partir da 28ª semana.
Quantas doses são?
A vacina contra o VSR é de dose única por gestação.
Onde será aplicada em Piracicaba?
Nas salas de vacina do município, que funcionam em todas as unidades de saúde de Atenção Básica do município, UBSs e USFs (exceto UBS Paulista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, além do horário estendido – das 17h às 20h – na UBS Centro (avenida França, 227, Jardim Europa).
O que apresentar para vacinação?
A pessoa gestante deve apresentar documento com foto e o registro do pré-natal.
Vacina contra o VRS pode ser aplicada com outras?
Segundo a pasta de Saúde, a vacina pode ser aplicada no mesmo dia de outros imunizantes recomendados na gestação, como influenza, Covid-19 e dTpa, sem prejuízo à segurança ou à eficácia.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba