Viatura da PM passa por cima, arrasta e mata motociclista durante perseguição em Viana, no ES
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Viatura da PM passa por cima, arrasta e mata motociclista durante perseguição em Viana
Uma perseguição policial terminou em tragédia em Viana, na Região Metropolitana de Vitória, na madrugada desta quinta-feira (1º). Uma viatura da polícia passou por cima, arrastou e matou um motociclista. Já o carro policial acabou batendo no muro de uma residência.
Segundo a Polícia Militar, os policiais faziam patrulhamento no bairro Nova Bethânia, quando avistaram Lucas David Piffer dos Santos, de 24 anos, pilotando uma motocicleta sem capacete. A namorada dele, de 17 anos, estava na garupa.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Os agentes teriam dado ordem de parada para o motociclista. Mas, de acordo com a polícia, o jovem não obedeceu à ordem e acelerou. Uma perseguição começou.
Testemunhas e policiais relataram que a moto e a viatura seguiam no mesmo sentido quando o condutor perdeu o equilíbrio ao passar por um quebra-molas e caiu. A viatura não conseguiu frear, passou por cima da motocicleta e arrastou o piloto por alguns metros.
Viatura da Polícia Militar passa por cima, arrasta e mata motociclista durante perseguição em Viana, no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Lucas e a adolescente foram arremessados para perto de uma caixa d’água. A viatura só parou após invadir uma casa do outro lado da via.
Lucas morreu no local. A garota foi socorrida com suspeita de fraturas nas pernas. Segundo o pai da adolescente, ela foi levada pelo Samu para o Hospital São Lucas, em Vitória, onde deverá passar por cirurgia.
"Minha filha está no hospital, quebrou a perna e o braço. Vai passar por cirurgia. Jogou o carro em cima de propósito, pra atingir para matar mesmo, só pode! Mas tem que respeitar o direito dos outros, né?", disse o pai da adolescente, que não será identificado para preservar a identidade da menina, que é menor de idade.
LEIA TAMBÉM:
SERRA: Namorado é preso suspeito de matar cuidador de idosos a facadas dentro de apartamento
CONFIRA CALENDÁRIO: Capixabas podem ter mais de 40 dias de folga com feriadões em 2026
Viatura da Polícia Militar passa por cima, arrasta e mata motociclista durante perseguição em Viana, no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
O impacto do carro destruiu uma coluna e a parte da lateral do imóvel. Destroços caíram no quarto das filhas da moradora Quézia Cristiane Zucon, que não estavam no cômodo.
"A viatura estava numa velocidade grande, não tiveram como parar, desgovernada, bateu na casa. Graças a Deus, as crianças não estavam no quarto porque o ventilador quebrou. Atingiu uma coluna e a máquina de lavar. O quarto ficou completamente cheio de destroços, os brinquedos voaram longe. Ninguém esperava em pleno ano novo isso acontecer", contou a dona de casa.
A família diz que é possível que Lucas tenha consumido bebida alcoólica antes de assumir a direção da moto. Ele e a namorada passaram a virada do ano numa festa.
"Ele estava numa festa como qualquer jovem da idade dele. Ele estava levando a esposa na mãe para dar feliz ano novo quando aconteceu o que aconteceu. A polícia encurralou ele lá naquele bairro e passou por cima dele, acontecendo o assassinato dele. Isso só porque ele estava sem capacete", disse Jadilson Rodrigues de Souza, concunhado de Lucas.
Viatura da Polícia Militar passa por cima, arrasta e mata motociclista durante perseguição em Viana, no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A família afirmou que Lucas era habilitado e a câmera de um vizinho teria filmado o momento em que a viatura atinge a casa. Para os parentes de Lucas, os militares erraram na abordagem.
"Pergunto até ao governador do estado se essa é a ação que a polícia tem, se estiver sem capacete passar por cima. A polícia assassinou uma pessoa inocente, trabalhadora. Deixou uma esposa. O que o governador vai fazer?", questionou Jadilson.
Quem estava na rua foi surpreendido com o impacto da batida da viatura. "A gente escutou barulho, mas tinha muitos fogos. Foi um barulho muito grande. Não é a primeira vez que tem perseguição aqui", disse a aposentada Elcimar Vieira.
A ocorrência foi registrada pela PM na Delegacia de Cariacica, onde o militar que conduzia a viatura foi ouvido. A Defesa Civil de Viana esteve na casa atingida para avaliar os danos.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo