VÍDEO: Chuva de granizo surpreende moradores de Araripina, no Sertão de Pernambuco
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Chuva de granizo surpreende moradores de Araripina, no Sertão de PE
Acostumados com o calor intenso do Sertão de Pernambuco, moradores de Araripina tiveram uma surpresa na tarde de terça-feira (6). Durante cerca de oito minutos, choveu granizo no município. Não houve registros de danos materiais.
Os moradores filmaram o fenômeno e publicaram vários vídeos nas redes sociais. “Olha o tanto, as bichas chega caem com força”, disse uma moradora em uma das publicações. (Veja no vídeo acima)
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
O fenômeno é mais comum em dias muito quentes. A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.
Chuva de granizo em Araripina
Redes sociais
Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias. Para esta quarta-feira (7), de acordo com o Instituto Clima Tempo, a previsão é que Araripina tenha um dia de sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), " no início de janeiro de 2026 um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) tem atuado na região nordeste, neste período o seu posicionamento inibiu a precipitação do litoral ao agreste mas favoreceu pancadas de chuvas isoladas no sertão, principalmente no extremo oeste da região".
Ainda segundo a APAC, " a formação de granizo é comum de ocorrer em algumas áreas do estado de Pernambuco, com maior frequência no Sertão do estado, a sua ocorrência está associada a fortes correntes ascendentes de ar, presentes em um tipo de nuvem (Cumulonimbus (Cb), o sertão do estado tem maior incidência tipo de nuvem".
VÍDEOS: Mais assistidos do Sertão de PE